Participação indígena na 39ª Expoagro supera expectativas

Amazonianarede – Agecom

Manaus – A participação dos indígenas na 39ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) foi considerada positiva e superou as expectativas. O total arrecadado pelas 20 organizações que participaram do evento foi maior do que o ano passado. Após nove dias de feira e a presença de um número superior a dois mil visitantes, os indígenas obtiveram uma renda de R$ 15,5 mil, contra R$ 11,7 mil de 2011.

Os números foram anunciados nesta segunda-feira, 3 de dezembro, pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), com base no registro em livro feito pelo próprio órgão no local e pelo grande volume de pessoas que foram à feira no domingo, dia 2, durante o encerramento do evento. “A presença do público no domingo possibilitou que as associações vendessem, em um dia, mais do que todos os outros dias juntos”, comemorou Deníziu Tikuna, que é integrante da Coordenação de Promoção Cultural, Esporte e Lazer da Seind e esteve à frente dos trabalhos na área indígena da feira.

A Expoagro de 2012 foi realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e parceiros, entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, no Parque de Exposições Eurípedes Ferreira Lins.

Cultura

Ao apoiar a participação indígena, que foi finalizada com um grande show no domingo, dia 2, e reuniu os artistas Djuena, Cláudia e José Tikuna, Irá Sateré e a bailarina Mara Pacheco, a Seind promoveu inclusão social, geração de renda, valorização do patrimônio cultural, sustentabilidade econômica e a viabilidade econômica dos povos indígenas no estado.

Outros números

As 20 organizações que estiveram no Portal da Floresta (área conhecida como seringal) foram distribuídas em 12 barracas, com muito artesanato, produtos em madeira esculpida, alimentos e bebidas tradicionais dos povos indígenas do Amazonas. Aproximadamente cinco mil pessoas foram beneficiadas indiretamente com a ação, que faz parte do plano de trabalho da câmara técnica “Promoção dos Direitos Socioculturais dos Povos Indígenas”, do Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.