Parque Cidade da Criança tem programação especial

Parque Cidade da Criança, com programação especial

Manaus, AM – As atividades comemorativas ao Abril Azul foram iniciadas nesta sexta-feira, 31/3, pela Prefeitura de Manaus, no Parque Cidade da Criança, com um mês dedicado a homenagear e debater desafios e avanços no cuidado com a pessoa com Síndrome de Espectro Autismo. Crianças acolhidas no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi Leste) participaram de atividades lúdicas e apresentações musicais e, antecipadamente, comemoraram o Dia Mundial do Autismo (2 de abril).

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o Departamento de Redes de Atenção à Saúde (DRA), foi aberto pelo secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, que reiterou o compromisso do prefeito Arthur Neto em reforçar o atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial de profissionais especializados e estrutura adequada para atender o público que precisa de acolhimento.

“É compromisso da Prefeitura de Manaus oferecer todas as condições para que essas crianças e seus familiares possam dispor de acompanhamento sistemático e de qualidade”, disse Homero.  De acordo com o secretário, atualmente 70 milhões de pessoas são diagnosticadas em todo mundo com a Síndrome de Espectro Autismo, o que exige do poder público e da sociedade maior esclarecimento sobre esta condição.

As crianças que participaram da ação em Manaus são assistidas pelo Capsi que, desde sua criação, em 2012, já recebeu mais de 5,2 mil pessoas, com média de 60 atendimentos por dia. No Centro, o acompanhamento multiprofissional reúne psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e pediatras ocupacionais.

Segundo a diretora do Capsi, Elivandra Mendes, existem processos que são seguidos para que a avaliação de quem busca atendimento seja a melhor possível. “Nossa equipe de acolhimento recebe a criança, observa todas as demandas com avaliação multiprofissional, e encaminha para a terapia mais adequada”, declarou Elivandra.

Segundo a gerente da Rede de Atenção Psicossocial, Efthimia Simões Haidos, durante a próxima semana uma série de atividades será desenvolvida para chamar atenção para a causa.

“No domingo, dia 2, serão realizadas uma caminhada e uma pedalada para inclusão da cultura de entendimento do autismo na sociedade, e na segunda-feira, dia 3, a Assembleia Legislativa do Amazonas fará uma sessão especial em homenagem ao dia do autismo”. Além disso, informa a gerente, no dia 4 ocorrerá uma panfletagem na avenida Djalma Batista, das 17h às 19h; no dia 5 haverá teatro interativo no Capsi e no dia 6, passeio no Parque da Criança com os usuários do Capsi.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.