Parintins se levanta contra o fechamento do Hospital Pe. Colombo

Os manifestantes, percorrem várias ruas da cidade e e terminou em frente ao rpédio da Câmara Municipal

 

Os manifestantes, percorrem várias ruas da cidade e e terminou em frente ao rpédio da Câmara Municipal
Os manifestantes, percorrem várias ruas da cidade e e terminou em frente ao rpédio da Câmara Municipal

Parintins, AM – A população da cidade de Parintins, no baixo Amazonas, foi às ruas na manhã desta segunda-feira, em uma grande manifestação contra o fechamento do Hospital Padre Colombo, por falta de recursos. O protesto começou em frente à unidade hospitalar com manifestantes gritando palavras de ordem contra o governo do Estado e a secretaria Estadual de Saúde. O líder comunitário Sérgio Muniz, que veio da Zona Rural participar da manifestação, disse que estava muito triste em ver uma obra de dom Arcângelo Cerqua, primeiro bispo  de Parintins, ser abandonada pelo Poder Público.

“Isso é inaceitável, isso é uma situação que demonstra que nós, do interior, estamos aos poucos sendo esquecidos pelos governantes”, disse Muniz.

A dona-de-casa Lúcia Azevedo Carvalho disse que deixou seus afazeres domésticos para se unir à manifestação pedindo a liberação do recurso do hospital.

“Eu acredito que quando o governador do Estado tiver conhecimento dessa manifestação ele vai se sensibilizar e liberar o dinheiro necessário para impedir que o hospital continue nesse estado”, afirmou.

Do hospital os manifestantes seguiram para a galeria da Câmara Municipal interditando o trânsito em frente à sede do Poder Legislativo no centro da cidade.

Do lado de dentro, os vereadores das bancadas de oposição e situação se revezaram nas críticas contundentes ao secretário de Saúde do Estado, Pedro

Recurso Liberado

No final da tarde de ontem, ainda quando a manifestação em favor do Hospital padre Colombo estava em andamento, por telefone, o deputado estadual Bi Garcia (PSDB) informou ao EM TEMPO que o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, lhe comunicou que o dinheiro correspondente a duas parcelas do convenio com o governo do Estado no valor de R$ 820 mil reais, havia sido depositado às 15 horas na conta da unidade

No final da semana passada, quando a direção do Hospital padre Colombo anunciou que ira fechar as suas portas, a Susam em Nota disse que o repasse estava atrasado por falta de prestação de contas.

Em fevereiro o Hospital padre Colombo teve problemas com o Ministério da Saúde também por problemas na prestação de contas. O bispo de Parintins, dom Giuliano Frigenni, foi obrigado ir a Brasília resolver a pendência

O hospital padre Colombo foi fundado no dia 04 de  Setembro de 1976. Neste ano completa 40 anos de atividade.

Amazonianarede-Tadeu de Souza

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.