Parintins recebe mutirão de cirurgias oftalmológicas com uso de alta tecnologia

29-10cirurgiaA Prefeitura de Parintins, em parceria com governo do Estado e institutos, está realizando um mutirão de cirurgias oftalmológicas, que utiliza aparelhos de alta tecnologia como o Centurion.

A estimativa é atender cerca de 300 pessoas até a próxima sexta-feira.

De acordo com o prefeito Alexandre da Carbrás (PSD), muitos pacientes esperavam por vários anos para receber o tratamento pelo sistema público, que só foi possível graças a parcerias como o governo do Estado, com a Fundação Piedade Cohen e Universidade Paulista de Medicina.

Ele destaca que, em Parintins, os profissionais estão atuando nos centros cirúrgicos dos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo. “Conseguimos ampliar o número de atendimentos em operações oftalmológicas com novos convênios com instituições parceiras, além de investir recursos próprios para cobrir mais de 30% do custeio de todos os mutirões realizados no município”, disse Alexandre.

A catarata é uma doença causada principal de perda visual em adultos com 55 anos ou mais e é a causa principal de cegueira no mundo todo. Devido a grande incidência da doença na região e de modo especial em Parintins, o prefeito Alexandre da Carbrás ressalta que autorizou a disposição de recursos para realizar as intervenções que forem necessárias para restabelecer a visão das pessoas que adquiriram o problema.

De acordo com o médico oftalmológico e diretor da Universidade Paulista de Medicina, Rubens Belfort Júnior, o equipamento utilizado tem tecnologia inteligente que otimiza cada etapa do procedimento oferecendo maior agilidade e segurança.

Ele destaca que o novo sistema se adapta automaticamente às mudanças de condições dos olhos durante a cirurgia promovendo mais estabilidade, melhor controle da pressão intraocular e uma fluídica mais moderna – que significa maior sincronia entre a velocidade de irrigação do globo ocular e aspiração do cristalino.

Rubens Belfort Júnior assegura que a tecnologia utilizada pela primeira vez no tratamento de catarata em Parintins vai deixar o município no mapa em cirurgias de catarata, uma vez que o equipamento Centurion não está disponível nem mesmo nos dois grandes centros avançados em medicina e considerados excelências em saúde do Brasil que são os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. “Esse apoio técnico vem de um dos maiores laboratórios de oftalmologia do mundo, que é o Laboratório Alcon”, disse o médico.

Rubens Belfort informou que além da Fundação Piedade Cohen e Universidade Federal Paulista, a ação conta com o apoio de uma fundação filantrópica de tratamento da visão de Portugal e outra com sede na Índia.

Uma das pacientes, Maria de Jesus disse que todos estavam preocupados com suas visões, mas que agora as coisas tendem a melhorar com a realização dessas cirurgias. “Agradeço a Deus, aos médicos ao prefeito porque estávamos precisando desse trabalhado, desse benefício que chega em, boa hora”, enfatizou,

A aposentada Maria Soares fez sua primeira cirurgia em Manaus e agradeceu a oportunidade de continuar o tratamento em Parintins. “Eu ia gastar muito dinheiro se viajasse de novo e por isso estou grata ao prefeito e a todos que estão nos ajudando nessas operações”, disse.

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.