Parceria entre Semed e Instituto TIM traz projeto ‘O Círculo da Matemática do Brasil’ para Manaus

Parceria entre Semed e Instituto TIM leva projeto 'O Círculo da Matemática do Brasil' para alunos de Manaus.
Parceria entre Semed e Instituto TIM leva projeto 'O Círculo da Matemática do Brasil' para alunos de Manaus.
Parceria entre Semed e Instituto TIM leva projeto ‘O Círculo da Matemática do Brasil’ para alunos de Manaus.

Manaus – Para incentivar o gosto pela matemática e melhorar o desempenho dos alunos de 2º e 3º anos das escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou parceria com o Instituto TIM para implantar o projeto ‘O Círculo da Matemática do Brasil’. A parceria foi fechada, na quarta-feira, 15, em reunião entre a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, representantes dos setores da secretaria envolvidos no projeto e educadoras do Instituto TIM, responsáveis por aplicar o projeto nas escolas.

A proposta é melhorar o conhecimento matemático das crianças, o desempenho escolar dos alunos, fortalecer a capacidade de raciocínio abstrato, além de melhorar a autoestima das crianças em relação à matemática e seu gosto por ela. De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, o projeto deve trabalhar a matemática de uma forma diferente com os alunos e a ideia é que os resultados sejam notados nas avaliações.

“O benefício dessa parceria é desenvolver a matemática de uma forma diferenciada nas escolas, de forma lúdica, ampliando a formação para o professor para que ele possa desenvolver a matemática de uma forma mais clara, mais consistente e para que o aluno passe a gostar da disciplina. Esperamos ter um avanço na aprendizagem das nossas crianças, que se reflita nos resultados das nossas avaliações”, informou Trajano.

O projeto ‘O Círculo da Matemática’ vai atender duas escolas da rede municipal que serão informadas posteriormente. As aulas serão aplicadas por duas educadoras selecionadas e capacitadas pelo Instituto TIM, Gabrielle Linhares e Kassia Vilas Boas. Cada educadora deve atender cerca de 120 alunos em cada escola.

“No projeto utilizamos a forma lúdica para mostrar às crianças como trabalhar a matemática de forma simples. Nossa intenção é fazer com que o aluno aprenda, envolvendo o mesmo nas diferentes formas de aprendizado”, ressaltou.

Ainda de acordo com a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, as aulas do projeto devem iniciar ainda no mês de julho, após definição das escolas e dos alunos participantes. Todos os custos do projeto, incluindo os referentes ao pagamento dos educadores, serão de responsabilidade do instituto TIM.

Formação para professores

Além da aplicação do projeto em duas escolas, o Instituto TIM, em parceria com a Semed, realizará uma formação para 100 professores dos anos iniciais sobre o projeto ‘O Circulo da Matemática. A formação visa fazer com que o professor saiba como despertar o interesse matemático dos alunos, devendo ocorrer até a segunda quinzena do mês de agosto.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM acredita que toda criança e jovem tem direito a uma educação em ciência e em matemática que represente os avanços da produção de conhecimentos dessas áreas. Por isso, investe em projetos inovadores, promove a formação de professores da rede pública, apoia museus e centros de ciência e tecnologia, cria e democratiza estratégias e recursos didáticos que contribuam para o ensino das ciências e matemáticas.

Em 2014, foram promovidas 14.166 aulas de O Círculo da Matemática do Brasil para 7.912 alunos de 67 escolas públicas de Belém, Brasília, São Paulo, Fortaleza, Aracaju, Salvador, Porto Alegre, Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ) e Duque de Caxias (RJ). Além disso, foram realizadas formações com quase 300 professores de escolas participantes do projeto em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A avaliação de impacto mostrou que as crianças participantes em 2014 melhoraram suas competências matemáticas em 7,3% em média.

Em 2015, 12 cidades participam do projeto, que tem a meta de envolver 5 mil alunos e formar 1,8 mil professores em 20 cidades brasileiras.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.