Parceria atende 15 comunidades e oito bairros nas zonas Leste, Norte e Oeste com infraestrutura

Obras nas comunidades
Obras nas comunidades

Manaus – As obras de revitalização que beneficiam 15 comunidades e oito bairros nas zonas Norte, Leste e parte da zona Oeste, estão em ritmo acelerado. As obras fazem parte da parceria Todos Juntos por Manaus entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado.
Os moradores acompanham o movimento de operários e máquinas com grande expectativa. Dona Maria Denilza Marinho, 58, sofre há mais de nove anos com as alagações da rua das Acácias, no Campos Sales, zona Oeste. A rua, que fica em uma ladeira, começou a receber as obras de drenagem com tubos que vão formar uma galeria. Depois virá o aterro e, ao final, o asfalto.

Segundo a moradora, quando chove as casas ficam alagadas e os veículos não podem se aproximar. “Tem morador que deixa o carro bem longe daqui. É perigoso. Além dos buracos, a chuva forte pode arrastar o veículo. Estamos lutando há muito tempo e agora a prefeitura está fazendo esse trabalho. Os operários estão aqui e as máquinas também”, disse Maria Denilza.

Não muito longe da rua das Acácias, os operários da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) trabalham para recolher toneladas de lixo que estão nas ruas e nas calçadas. Primeiro os operários capinam, desobstruem as galerias e até os resíduos que estão nos quintais das residências são despejados nas ruas para ser recolhidos pelos carros da prefeitura e levados até o aterro sanitário. Os moradores são avisados pelo serviço de som instalado numa motocicleta para saber o dia em que devem colocar o lixo na rua.

No Parque Riachuelo as ruas estão recebendo asfalto. Primeiro é feita a limpeza, depois vem o asfalto. Nos buracos são colocados asfalto de qualidade. Na rua Rosélia, onde mora Seu Francisco Sales, de 68 anos, a situação era muito difícil. Muitos buracos e pouco espaço para transitar. Hoje a realidade é outra. “A gente está vendo que o serviço está sendo bem feito. O asfalto é grosso e a gente sabe que não vai sair na primeira chuva”, afirmou Francisco.

Serviços de drenagem e tapa-buracos foram intensificados para aproveitar o sol do mês de agosto. O secretário municipal de infraestrutura, Luiz Borges, afirma que o trabalho nas 16 frentes de obras está a todo vapor. Ele destaca os trabalhos de drenagem profunda, que vai deixar as ruas em condições de serem asfaltadas.

“Temos colocado as tubulações que vão de 40 centímetros a um metro de diâmetro. É a nossa prioridade. O prefeito – Artur Virgílio Neto – conversou conosco para trabalharmos na drenagem porque só assim podemos oferecer um serviço de qualidade para a população”, disse Borges.

A meta da Seminf agora é trabalhar os corredores viários, principalmente onde o fluxo de ônibus é intenso. Segundo Borges, além da drenagem profunda, também serão feitos meio-fio e sarjetas. Borges explica que esse trabalho é necessário uma vez que o excesso de água parada nas vias faz com que o asfalto ceda, formando buracos nas vias. Além do trabalho de drenagem, meio-fio e sarjetas, o asfalto colocado é o mesmo utilizado em grandes avenidas como Constantino Nery e Djalma Batista.

Ruas esburacadas e de difícil acesso prejudica o atendimento à população, mas depois da revitalização, moradores passaram a contar com a presença das viaturas da Polícia Militar, por meio do Programa Ronda nos Bairros. Além disso, as ambulâncias do SAMU e os caminhões coletores de lixo também passaram a trafegar pelas ruas urbanizadas.

Foto: Karla Vieira e Alexandre Fonseca

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.