Pais, mães e bebês participam da ‘Hora do Mamaço” no Largo São Sebastião

Pais, mães e bebês participam da ‘Hora do Mamaço” no Largo São Sebastião

Manaus, AM – A já tradicional mobilização em que mães amamentam seus bebês em local público em Manaus este ano contou com a presença dos pais também como protagonistas do ato de amor e carinho.

A “Hora do Mamaço” reuniu dezenas de famílias no Largo São Sebastião, Centro da capital amazonense, no final da tarde deste sábado, 5/8, em prol da sensibilização da sociedade sobre a importância do aleitamento materno.

“Já é certo que o bebê que é amamentado exclusivamente com leite materno no primeiro ano de  vida tem um quociente de inteligência maior, tem um nível de escolaridade maior e renda maior também durante sua vida.

A ‘Hora do Mamaço’ e todas as atividades do Agosto Dourado são ações muito significativas para  toda a população, pois o bebê bem amamentado representa uma sociedade mais saudável porque além dos benefícios para ele, também haverá benefícios para a saúde da mãe e de toda a família”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, durante o evento.

Motivo de orgulho para a capital, a amamentação exclusiva no peito ainda na primeira infância foi um dos principais tópicos do encontro. “O índice de amamentação  exclusiva das crianças manauaras está acima da média nacional, chegando a 53%, enquanto no país a média é de 41%.

A estatística é reflexo de todo o trabalho que a Prefeitura de Manaus, com a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, realiza na rotina das unidades de saúde, informando, estimulando e conscientizando as mães, os pais e as comunidades para a importância do aleitamento materno nessa fase da vida”, comemorou Magaldi.

A mobilização foi organizada pelo Grupo Roda de Mães Manauaras e apoiada pela Prefeitura de Manaus. Alessandrine Silva, fundadora do grupo, conta que o mamaço é desenvolvido na cidade desde 2012 e ressaltou a necessidade de incentivo à mudança de conceitos e comportamentos na sociedade. “Hoje nós temos muitos desafios, entre eles a falta de apoio e reconhecimento da sociedade de que a amamentação é fundamental para a saúde das crianças.

Com esse evento, convidamos a mídia, o poder público e as pessoas em geral para apoiar e motivar essas mães. Aqui mesmo nós presenciamos mulheres que antes não amamentavam e que agora, com o nosso apoio e da comunidade no diálogo e informação, conseguem dar o peito para suas crianças”, disse.

O casal Valter César, 40, e Flaviane Coelho, 33, são pais da Bruna Sofia, de apenas 2 meses, e participaram do evento. “Temos visto na TV várias campanhas sobre amamentação, então porque não apoiar? Bruna Sofia é minha primeira filha e participar desse momento é de suma importância. Acredito que esse leite valioso vai influenciar na qualidade de vida dela, por isso apoio e incentivo o ato de carinho e de amor, e eu vou acompanhar e participar do crescimento dela”, assegurou Valter César.

Agosto Dourado

A “Hora do Mamaço” faz parte da programação do Agosto Dourado, iniciativa da Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

No decorrer do mês de agosto há atividades em todas as unidades de saúde, além de maternidades e creches, com rodas de conversas com as mães e família. Todas as semanas também serão realizadas edições setoriais do Festival do Bebê Manauara, desenvolvidos por cada distrito de saúde.

“A cor dourada simboliza o ouro, tamanho o valor que o leite representa para o bebê, pois atualmente apenas trabalhando o aleitamento materno ele reduz em 13% a mortalidade infantil. Esse momento é muito importante para sensibilizar a população da relevância do leite da mãe para o seu bebê, desde o vínculo afetivo mãe e filho que se forma no contato pele a pele durante a amamentação, no valor emocional e, ainda, com o valor nutricional, pois o leite materno tem todos os nutrientes – proteínas, vitaminas, açúcar, gordura e água – necessários para o bom desenvolvimento e crescimento da criança”, enfatiza Ivone Amazonas, chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa.

O pai foi inserido na temática deste ano, em reconhecimento ao protagonismo necessário para o bom desenvolvimento dos filhos. Por isso, eles também serão alvo das atividades, como explica a chefe do Núcleo de Saúde do Homem, Eliny Rocha. “Um eixo da política de saúde do homem é a paternidade e  os cuidados com a criança, desenvolvido especialmente durante o mês do Agosto Dourado.

O nascimento de um filho é um momento ápice para os dois, pai e mãe, pois ambos precisam desse suporte dos serviços de saúde. Os pais participarão de rodas de conversa que falem da importância da paternidade, oferta de exames, consultas, testagens e outros  que forem necessários para que se conscientize do importante papel que o espera”, explicou Eliny.

Amazomnianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.