Oxi já preocupa moradores de Itacoatiara

Amazonianarede – Aleam

Itacoatiara,AM – O reduzido efetivo no 2º Batalhão, a chegada de grande quantidade do Oxi, a ausência do Detran, o aumento da evasão escolar, o pedido do desmembramento da Delegacia da Mulher, criação da uma Força Tarefa e o protesto dos comerciantes e líderes comunitários presentes ao evento contra a anunciada saída do comandante do 2º Batalhão, Major Beckman e do delegado da Polícia Civil, Lázaro Mendes, foram os temas mais polêmicos apresentados pelos participantes, as autoridades presentes a Audiência Pública realizada às 19h da última sexta-feira (30), no auditório da Escola Estadual “Deputado Vital de Mendonça”, no bairro da Colônia/Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP/ALEAM), deputado estadual Cabo Maciel (PR).

Apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade momento antes do início da reunião ainda se fizeram presentes 12 líderes comunitários, comerciantes e moradores que foram levar suas reivindicações e protestos contra a falta de segurança no município. Foram quatro horas de debate entre os participantes que demonstraram estar aflitos com a insegurança.

Disse Cabo Maciel na abertura da solenidade que o momento oportuniza a população ficar frente a frente com a autoridade constituída para fazer suas reclamações, denuncias e sugerir soluções que possa ajudar a autoridade a resolver o problema que aflige o cidadão itacoatiarense.

O prefeito Antonio Peixoto denunciou o reduzido efetivo de policiais militares que atuam no 2º Batalhão, além do mais eles, são deslocados para atender os municípios de Itapiranga, Silves, Urucurituba, São Sebastião do Uatumã, além das Vilas de Lindóia, Novo Remanso, Engenho, Itapeaçu e Augusto Montenegro. Peixoto denunciou ainda a precariedade em que funciona a Delegacia de Polícia.

Representando o Secretário de Segurança Pública (SSP), Francisco Sobrinho destacou como melhor programa de Segurança do Amazonas “Ronda no Bairro” lançado pelo governador Omar Aziz (PSD), que vem recebendo forte investimento na compra de armas, munição, veículos de quatro e duas rodas.

Por outro lado também se pronunciou o Comandante de Policiamento do Interior (CPI), da Polícia Militar, coronel Rommell Paulo Pereira da Silva, destacando a contratação de 2 mil homens que já começaram atuar no programa Ronda no Bairro em Manaus.

E que a partir de 2013 o governador Omar Aziz já anunciou a realização de concurso público para contratação de mais 2 mil homens para iniciar a implantação do programa Ronda nos Bairros nos municípios, principalmente aqueles que fazem parte da Região Metropolitana.

O Delegado da Polícia Civil, Dr. Lázaro Mendes Neto mostrou-se preocupado com a migração de traficantes que começam a chegar em Itacoatiara depois da implantação com sucesso do programa Ronda no Bairro em Manaus.

Disse o delegado Lázaro Mendes que depois que iniciou a operação de combate ao tráfico em Itacoatiara, as equipes apreenderam nos últimos meses grande quantidade de Oxi, cocaína e maconha, além de balança de precisão, armas e munições intactas. Essas apreensões tem causado preocupação às famílias.

O presidente da Academia de Letras de Itacoatiara(ALI), escritor Frank Chaves foi bastante incisivo em afirmar que apesar do comandante do 2º Batalhão e do Delegado Lázaro Mendes dizer que esta tudo bem. Não é verdade, uma vez que ele tem acompanhado de perto o trabalho deles e visto as dificuldades que enfrentam para montar suas equipes.

Como estão em frente a seus superiores, deixam de esclarecer suas dificuldades, mas citou como exemplo que o efetivo atual da Polícia Militar é inferior ao que iniciou quando foi inaugurado o 2º Batalhão, enquanto que a população de Itacoatiara é cada vez mais maior.

Participaram da Audiência Pública realizada pelo Deputado Cabo Maciel no auditório da Escola “Deputado Vital de Mendonça”, o prefeito Antonio Peixoto, Representando a SSP, Dr. Francisco Sobrinho, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, o Cel. Rommel Paulo da Silva – Comandante da CPI, Delegado da Delegacia Interativa de Itacoatiara, Dr. Lázaro Mendes Neto, Delegada da Polícia Civil de Itacoatiara, Dra. Ketlen Pereira, Presidente do IMTT/Itacoatiara, Cel. Adson José Costa Silva, Delegado da Força Tarefa da SSP, Dr. Henrique Brasil, Representando a Câmara Municipal Cidadã de Itacoatiara, Vereador Marcondes Martins Rodrigues, Comandante do 2º Batalhão de Itacoatiara, Major Beckman, Diretor da UEA, Dr. Antonio Cauper, além de vários líderes comunitários e comerciantes do município.

(TEXTO: Assessoria do deputado)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.