Outubro Rosa encerra com pedalada nesta quinta-feira, 30

29-10rosaManaus – A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), e as organizações não governamentais (ONGs) Liga Amazonense de Combate ao Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer convidam a população da capital a participar do encerramento da 11ª edição do Outubro Rosa no Amazonas, com uma pedalada marcada para às 19h30 desta quinta-feira, 30 de outubro.

O ponto de encontro será no Centro de Convenções Vasco Vasques (avenida Pedro Teixeira, ao lado da Arena da Amazônia, zona centro-oeste), local que também foi palco da abertura da campanha neste ano, marcada pela iluminação da Arena da Amazônia. A atividade contará com cerca de 300 participantes da Comissão dos Ciclistas do Amazonas, informou o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade.

De acordo com a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, enfermeira Marília Muniz, a atividade esportiva terá a duração de duas horas, aproximadamente. O percurso abrange a avenida Pedro Teixeira, seguindo até a orla da Ponta Negra e retornando ao local de saída. Na ocasião, os participantes poderão doar fraldas geriátricas e kits com itens de higiene pessoal às ONGs, que apoiam a causa câncer no Estado. O material será distribuído, posteriormente, aos pacientes oncológicos em tratamento na FCecon.

Ela destaca que a campanha mobilizou, neste ano, gestores de 16 municípios do Amazonas, além da capital, e contabilizou mais de 20 palestras, além de 19 órgãos públicos de Manaus, que iluminaram suas sedes de rosa. A campanha contou, ainda, com importantes colaboradores, a exemplo da empresa de transporte rodoviário Eucatur – que pintou parte de seus veículos de rosa -, Infraero, Sesc, Exclusivo Rádio Táxi, entre outros.

Conscientização

De acordo com Edson Andrade, diretor-presidente da FCecon, o movimento, que tem crescido a cada ano no Estado, contou, neste ano, com um cronograma que incluiu diferentes atividades, como palestras, distribuição de material educativo à população, atividades internas na FCecon, a Remada Rosa – promovida em parceria com o grupo de Stand Up Paddle Amazon SUP -, além da participação de diversos órgãos públicos e privados, a exemplo do Instituto da Mulher -, que realizou mamografias com livre demanda durante todo o mês de outubro -, Susam, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entre outras secretarias do Estado e município.

“É importante frisar que este movimento mundial, que hoje está consolidado no Amazonas, tem como principal objetivo chamar a atenção da população feminina quanto à importância da realização dos exames de mamografia e Papanicolau (preventivo), que podem detectar precocemente ou prevenir, respectivamente, os dois cânceres mais incidentes no Amazonas entre as mulheres: o de mama e o de colo uterino. A conscientização pode salvar vidas”, garante o especialista.

Andrade falou, ainda, da importância da participação da imprensa local na divulgação das ações e da iluminação de dezenas de instituições com a cor rosa no Estado, simbolizando a luta contra essas duas doenças.

“Quando as pessoas passam a ter acesso a campanhas como o Outubro Rosa, elas começam a dar mais importância à saúde e também a alertar pessoas próximas sobre os riscos de doenças como o câncer. Por isso, procuramos enfatizar, sempre que possível, quais são os fatores de risco e os métodos de prevenção, lembrando que a prática de exercícios físicos, uma boa alimentação e hábitos saudáveis podem ser importantes. Destacamos, também, durante as palestras realizadas pelo nosso Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc – FCecon), que o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, além de alimentos processados e carne vermelha em excesso, podem comprometer a saúde do indivíduo”, lembrou.

Fonte: Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.