No dia do doador de órgãos Susam recebe nova doação

Manaus – O dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado nesta quinta-feira, 27 de setembro, foi marcado por mais uma doação de órgãos em Manaus. A família de um jovem de 27 anos, que estava internado no Hospital Check-up e teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado, autorizou a doação dos órgãos e foram retirados os rins e as córneas do paciente.

Imediatamente após a retirada dos rins, os órgãos foram encaminhados para os transplantes e dois pacientes que estavam na lista de espera por uma doação já estão passando pela cirurgia de implantação dos órgãos.
Os transplantes estão sendo realizados no Hospital Santa Júlia, unidade de saúde credenciada pelo Ministério da Saúde para a realização desse tipo de procedimento.

A coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, explica que a família do jovem já estava sendo acompanhada pela equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Amazonas. O paciente sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC) e evoluiu para o óbito. “A equipe do hospital nos avisou que havia um paciente, que era um potencial doador de órgãos e nós começamos a acompanhar e fazer a sensibilização da família e ontem quando foi confirmada a morte cerebral a família autorizou a doação”.

Ela explica que foi autorizada a doação dos rins e das córneas e que esta doação irá beneficiar quatro pacientes. “Com esta doação nós tiramos dois pacientes da fila do transplante de rim e dois da fila de córneas”.
Os pacientes que estão realizando os transplantes de rim são portadores de doença renal crônica, que tiveram o funcionamento dos rins comprometidos e que dependiam da hemodiálise para sobreviver.

As córneas foram entregues ao Banco de Olhos do Amazonas, que irá disponibilizá-las também para o transplante, após a realização dos exames específicos e da identificação de um receptor compatível.

Leny Passos afirma que a doação dos órgãos foi a melhor notícia que a equipe da Coordenação Estadual de Transplantes poderia receber no Dia Nacional do Doador de Órgãos. “Eu digo isso sempre, nós temos as equipes de profissionais e a infraestrutura toda montada, mas se não tivermos as doações nada pode ser feito. Sem os órgãos nós não podemos realizar os transplantes e por isso contamos com a solidariedade das pessoas, num momento de perda e dor.
Isso é muito bom, só temos a agradecer”.

Culto Ecumênico

Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos a Coordenação Estadual de Transplantes irá realizar nesta quinta-feira (27), às 19h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), um culto ecumênico.
O evento irá reunir os trabalhadores da área de saúde, familiares de doadores e transplantados, além de outros convidados.

Durante a celebração serão feitas homenagens e agradecimentos as pessoas que tem contribuído com a divulgação da doação de órgãos no estado e também as famílias de doadores, que mesmo perdendo seus entes queridos, tiveram sensibilidade para autorizar a doação e ajudar outra pessoa a ter de volta sua saúde e sua qualidade de vida.

Transplantes no Amazonas

O Estado do Amazonas oferta dois tipos de transplantes o de rim e o de córneas, a partir de doador falecido e o de rim entre vivos. Os transplantes são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Central Estadual de Transplantes até o mês de junho foram realizados 1009 transplantes no estado. Desse total, 32 foram de rim a partir de doador falecido, 202 foram de rim entre vivos e 775 de córneas.

Dados da Central também mostram que no estado há 550 pacientes inscritos na fila de espera por um transplante de rim e 625 inscritos aguardando por um transplante de córneas.

(Por:Ascom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.