Manaus, AM – Mais de 500 pessoas participaram, nesta quarta-feira, 25/5, da programação especial, preparada pela Prefeitura de Manaus, para comemorar o primeiro ano de atividades da Faixa Liberada da Orla da Glória, zona Centro-Oeste, promovendo o bem-estar e qualidade de vida para a população de Manaus.
Realizada pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), a programação contou com o tradicional aulão de aeróbica e ritmos, além de atividades recreativas com a turma do Parque da Criança, avaliação física, treino funcional, capoeira, pula-pula, futebol de travinha, tênis de mesa e esmaltaria de unhas para quem foi acompanhar as atividades.
“A Faixa Liberada é um projeto da Prefeitura de Manaus, executado pela Secretaria de Esporte, que deu muito certo com a população de Manaus. São seis pontos na cidade e todos sempre lotados. É uma iniciativa que promove a saúde e a qualidade de vida da população. Então estamos muito contentes em comemorar esse primeiro ano da Faixa Liberada aqui da Orla da Glória. Que venha muitos outros”, ressalta o secretário da Semjel, João Carlos.
O ouvidor do município, Rodrigo Guedes, um dos idealizadores da implantação da Faixa Liberada na Glória, enquanto subsecretário da Semjel, destaca o sucesso que o projeto se tornou. “É com muita felicidade que voltamos aqui após um ano do lançamento da Faixa Liberada da Glória. Mais de 800 pessoas participaram da primeira edição e esperamos que aqui se torne perene como é a Faixa Liberada da Ponta Negra, que é sucesso absoluto”, afirma.
Participando desde a primeira edição do projeto na Glória, a cabeleireira Liciana Sampaio, 32, conta que as atividades trouxeram vida para a comunidade. “Foi muito boa a implantação da Faixa Liberada aqui na Orla da Glória. Antes aqui era um espaço ocioso e agora pelo menos uma vez na semana a gente pode praticar uma atividade esportiva”, declara a moradora.
Aproveitando os serviços de esmaltaria oferecidos durante a programação – por meio de uma parceria entre a Semjel e o Serviço Nacional do Aprendizagem Comercial (Senac-AM) – a eletrotécnica Luciene Souza, 46, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Manaus.
“A Faixa Liberada é tudo de bom. A gente pode trazer a nossa família para praticar essas atividades em segurança. Amanhã tenho uma festa e já estou aproveitando para fazer as unhas”, diz ela aos risos.
O Projeto
A primeira Faixa Liberada de Manaus e de maior sucesso é a da Ponta Negra, iniciada em 2010, mais de 5 mil pessoas participam das atividades por edição. O projeto foi se expandido ao longo dos anos e hoje conta com seis pontos pela cidade e sete edições na semana, reunindo mais de 20 mil pessoas ao mês.
Com uma média de público de, aproximadamente, 500 pessoas por edição, a Faixa Liberada da Orla da Glória teve início no dia 28 de junho de 2017 em busca de atender a demanda por opções de esporte e lazer para a população local. A comunidade tomou gosto pela atividade que se mantém até os dias atuais.
Amazo inarede-Semcom