Operação para impedir comercio irregular de gás de cozinha

Operação na ruas, para impedir comercio ilegal de gás, em Manaus

 

Operação na ruas, para impedir comercio ilegal de gás, em Manaus
Operação na ruas, para impedir comercio ilegal de gás, em Manaus

Manaus, AM – Objetivando coibir o comércio irregular de gás de cozinha que aflora na capital amazonense a Agencia Nacional de Petróleo e o Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Operação   “Gás Legal”, na manhã desta quinta-feira (18).

Na operação, serão 11 estabelecimentos comerciais fiscalizados na Zona Norte, por quatro equipes de agentes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Delegacia Especializada em Crimes contra a Fazenda Pública Estadual (DECCFPE).

Interditados e autuados

De acordo com o Coordenador Regional de Fiscalização da ANP, Noel Moreira Santos, a ação busca identificar estabelecimentos que estão comercializando gás de cozinha, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP),  sem autorização ou sem o devido armazenamento adequado.

“Os locais serão interditados para comercialização de GLP e autuados. Isso se constitui crime, a medida que gera risco para local e vizinhança”, afirmou.

Noel Santos, coordenador de fiscalização da ANP
Noel Santos, coordenador de fiscalização da ANP

Ele explicou que o armazenamento do gás segue regras específicas previstas na resolução da ANP, número 18 de 2004. “Ha regras determinadas em regulamento próprio que determina por exemplo, local de armazenamento e número de extintores. Há regras explícitas para comercialziar, minimizando riscos da atividade”, explicou.

Vistoria em botijas

Também serão vistoriadas se as botijas  contém a quantidadede de gás anunciada. “Vamos fazer o monitoramento quantitavo dos produtos encontrados. Vamos verificar se aquilo declarado na botija de gás, efetivamente tem a quantidade declarada. Se a a botija de 13 quilos tem 13 quilos mesmo”, disse o chefe de departamento de Fiscalização de Produtos Pré-Medidas do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem/ Inmetro).

Participarão da ação 46 policiais civis, entre investigadores e delegados. Além de dar apoio a vistoria dos agentes da ANP, os policiais irão buscar identificar a revenda autorizada que realizou o repasse clandestino de gás para os comércios irregulares na Zona Norte.

“A multa será aplicada e o estabelecimento será lacrado. Iremos atras do revendedor autorizado que esta  repassando (os produtos). A Polícia Civil abrirá procedimento investigatório embasando o inquerito com relatório da ANP, que será  repassado para a justiça”, disse o delegado titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Fazenda Pública Estadual (DECCFPE), Virgílio Mendonça.

Amazonianarede-Ipem/ANP

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.