Operação ‘Balança mas não cai’ fiscaliza e orienta restaurantes

Operação "Balança mas não cai, fiscaliza restaurantes, em Manaus

 

Operação "Balança mas não cai, fiscaliza restaurantes, em Manaus
Operação “Balança mas não cai, fiscaliza restaurantes, em Manaus

Manaus, AM- A Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) deflagaram nesta terça-feira, 29, a operação “Balança mas não cai”, com o intuito de fiscalizar a aferição de balanças e orientar aos restaurantes que comercializam carnes.

Os fiscais do Procon Manaus orientaram os comerciantes a disporem de balança, em local de fácil acesso, para que os consumidores possam aferir a carne comercializada. “Hoje em Manaus há restaurantes que comercializam carne pelo grama, ou seja, o cliente pede 200 gramas e eles já trazem diretamente da cozinha para a mesa sem que o cliente tenha a possibilidade de saber se realmente está pagando pelo que está consumindo”, explicou o coordenador da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor, Alessandro Cohen.

Já os fiscais do Ipem-AM realizaram a fiscalização nas balanças de restaurantes que comercializam ‘comida a quilo’, para verificar se os mesmos estão atendendo a portaria nº 097, de 11 de abril de 2000, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que determina a comercialização de alimentos a quilo em balanças verificadas pelo Ipem no Estado.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, reafirmou ser importante que o consumidor pague somente pelo que está sendo consumido. “Todo estabelecimento que comercializa alimentos no peso deve ter uma balança verificada pelo Ipem com o selo do Inmetro, um cartaz informativo em local visível para o consumidor indicando o valor da ‘tara’ ou ‘peso do recipiente’ e que deverá ser o mesmo indicado na balança”, reforçou.

O consumidor deve atentar-se para quando o peso do recipiente utilizado (tara) for igual ou inferior a 200 gramas, a tolerância é de dois gramas para mais. E se o peso do recipiente for superior a 200 gramas, a tolerância é de cinco gramas.

Autuações

Dos três estabelecimentos fiscalizados, o Procon Manaus autuou um por descumprir a Lei Federal 12.291/2010, que obriga todo e qualquer estabelecimento comercial a dispor de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o outro foi autuado pelo descumprimento da Lei Federal 10.962/2004, por não terem uma relação de preços comercializados no portão ou porta de entrada.

O Ipem também notificou dois estabelecimentos por não apresentarem informações como preço do quilo e a tara a ser descontada na pesagem do alimento.

Em casos de dúvida ou denúncia, o consumidor poderá dirigir-se a sede da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), localizada na rua Afonso Pena, 38, Centro, ou ligar para o 0800 092 0111.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.