Omar inaugura nova sede do IPEM e quer mais escritórios no interior

Durante a inauguração da nova sede do Instituto de Pesos de Medidas no Amazonas (Ipem-AM), o governador Omar Aziz ressaltou que a nova estrutura vai reforçar o trabalho realizado pelo órgão e propôs ao coordenador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a criação de escritórios do Ipem em alguns municípios do interior do Estado.

A presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz e o vice-governador José Melo também estiveram presentes no evento. Também participaram da inauguração o coordenador nacional da Rede de Metrologia, Romer Pohlmman, e os presidentes dos Ipems da Bahia, Paraná, Alagoas, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Segundo o governador, o Estado tem se equipado para combater empresários que tentam lesar a população e lembrou que, atualmente, o comércio representa em torno de 50% da arrecadação de todo o Estado, por isso a importância do novo prédio.

“Com essa nova sede se terá condições de fazer uma fiscalização melhor, inclusive de alguns produtos que não podiam por conta da estrutura. Você não é inimigo do comércio, você é um fiscal da população consumidora”, ressaltou.

Omar Aziz também afirmou que existe a necessidade de criar escritórios do Ipem em, pelo menos, 12 municípios-polos, divididos por calha e afirmou que pretende conversar com a ministra do Planejamento, Míriam Belchior, para o aumento no número de servidores do órgão, que atualmente tem 104 funcionários.

“A ideia é ampliar esse serviço para o interior do Estado, com servidores locados nas cidades para que permaneçam lá. O número de servidores aqui é muito pequeno e a demanda e serviço são maiores. Com essa nova sede você precisa não só de pessoas preparadas para fazer o serviço, mas quantidade maior pela demanda que existe”, argumentou Omar Aziz.

Atuação no interior

O diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, destacou o trabalho do Governo do Estado, que intermediou a aquisição do terreno, onde o prédio foi construído, junto à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e destacou o trabalho realizado pelo órgão no interior.

“Por determinação do governador Omar Aziz nós fizemos um trabalho educativo no interior. Os índices de irregularidades que eram de 20% caíram para 7%”, informou.

Márcio André também afirmou que, até fevereiro de 2014, deve ser inaugurado um novo espaço para a atividade de fiscalização de cargas perigosas, tacógrafos e táxis, que será construído no bairro do Puraquequara, que hoje é feito em uma área disponibilizada pela Petrobrás.

Homenagem

O governador Omar Aziz, a primeira-dama Nejmi Aziz e o vice-governador José Melo entregaram aos familiares dos servidores Aurélio Queiroz Simonetti, Adonay Campos Pessoa e Maria do Socorro Bacry, falecidos recentemente, placas em homenagem aos serviços prestados por eles.

Aurélio Simonetti e Adonay Campos faleceram no último dia 16 de julho, com mais quatro pessoas, em um acidente aéreo, quando iam de Manaus para o município de Apuí, na calha do Madeira, realizar fiscalização de rotina.

Além das placas entregues, o novo prédio recebeu o nome de Simonetti, enquanto do auditório do órgão foi batizado com nome de Adonay. O governador falou sobre a homenagem. “Trata-se de uma homenagem justa a essas pessoas que trabalharam por tantos anos aqui e tiveram uma longa trajetória servindo o Estado”.

Estrutura

No novo laboratório de análise e perícia de produtos pré-medidos, aqueles em que o produto é embalado sem a presença do cliente, como os alimentares, vai ser possível a realização de análise de produtos de grande porte, ou em grande quantidades, como no caso dos materiais de construção, o que não era possível ser feito na antiga estrutura do órgão.

O segundo laboratório, onde serão vistoriados equipamentos como bafômetros, balanças de precisão e equipamentos médicos, vai atender as 580 indústrias do Polo Industrial de Manaus, agregando valor ao material produzido, segundo o diretor-presidente do Ipem, Márcio Brito, que explicou que, anteriormente, as análises só podiam ser feitas nas próprias empresas, por conta da estrutura reduzida.

O novo prédio do instituto conta com uma área administrativa, sendo dois departamentos, um contábil e outro financeiro, bem como jurídico e a ouvidoria.

As novas instalações possuem ainda, um telecentro com 20 computadores para a realização de treinamentos à distância e um moderno auditório para reuniões.

(Foto: Alfredo Fernandes)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.