Omar Aziz destaca investimentos feitos na Segurança durante formatura de novos delegados

Manaus – O governador Omar Aziz participou na noite desta quinta-feira, dia 20 de março, da formatura de 89 novos delegados da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), que vão atuar no interior do Estado, e destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área da Segurança Pública nos últimos três anos.

“Desde que assumimos, nós mais que dobramos o número de delegados e hoje estamos formando esses 89 novos. A segurança não é só viaturas, passa por esses profissionais, que precisam estar preparados para conduzir corretamente os inquéritos. Nós estamos plantando algo forte”.

Omar Aziz explicou que, em seu primeiro ano de governo, o número de delegados em todo o Estado era de 153 profissionais. Nesse mesmo ano foram nomeados 100 delegados e agora outros 89, somando 189. Os novos delegados serão empossados de acordo com um calendário que será pré-estabelecido. Ao todo, o Amazonas terá, a partir de agora, 341 delegados.

Omar Aziz disse que, em alguns casos, muitos municípios não possuíam delegados ou a vaga era ocupada por servidores que não estavam preparados para atuar no cargo, o que muitas vezes poderia prejudicar o andamento do inquérito na Justiça e que, agora, a situação será diferente.

Na cerimônia de formatura, o governador assinou o ato de nomeação dos novos delegados. Também participaram da solenidade o vice-governador, José Melo, o secretário de Segurança, Paulo Roberto Vital, o delegado-geral adjunto, Mario Alfiero, o senador pelo Estado de Roraima, Romero Jucá, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Josué Neto.

Ronda no Bairro – Omar Aziz destacou também que a ampliação do quadro dos servidores da segurança pública faz parte da política de fortalecimento da área que, nos últimos anos, recebeu grande volume de recursos com a implantação do programa Ronda no Bairro. “Nós estamos treinando 600 policiais e soldados para o Corpo de Bombeiros, para que a segurança seja reforçada. Nós dobramos o número de policiais militares em pouco tempo. Quando entrei tinham pouco mais de 5 mil, hoje chegamos a 10 mil policiais”.

Ele lembrou ainda do trabalho de interiorização do programa Ronda no Bairro, que já está presente em sete municípios, além de Manaus, e o próximo a receber o programa será Coari e a construção de novas delegacias, em Manaus e no interior, além de equipar esses locais com viaturas e armamentos. O governador lembrou também que nomeou defensores para atuar no interior.

O orçamento para a área saiu de R$ 600 milhões, em 2010, para mais de R$ 1 bilhão nos anos seguintes, que envolveram investimentos não só na ampliação do efetivo, mas na aquisição de viaturas e novos equipamentos, capacitação, e construção de novas estruturas.

O delegado-geral adjunto Mario Alfiero, afirmou que o ano de 2014 reflete um grande momento da Segurança Pública do Amazonas. “Nunca, em toda a história do Estado, todos os municípios foram dotados de delegados. Este ano é um ano sem precedente para o fortalecimento da Segurança Pública e a Polícia Civil está se encaminhando para ser a melhor polícia do Brasil”.

Homenagem – A nova turma de delegados foi batizada com de “Governador Omar José Abdel Aziz”. Ao ser homenageado, o governador pediu aos formandos que eles não percam a sensibilidade diante da rotina de trabalho.

Os novos delegados, aprovados no concurso da instituição de 2009 e que estavam no cadastro de reserva, foram convocados em agosto do ano passado e concluíram, em 25 de fevereiro, o curso de formação.

Formação – Ao longo de três meses, os alunos-delegados participaram de intensas atividades do curso de formação que segue a matriz curricular nacional, cuja finalidade é trabalhar a preparação dos futuros delegados embasados nas áreas temáticas que envolvem ser humano e conflitos, valorização profissional e saúde do trabalhador, práticas reflexivas da profissão, cultura investigativa, segurança pública e violência.

O curso foi realizado no Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP – Campus de Ensino 2), na zona norte da cidade e, posteriormente, os discentes iniciaram um estágio supervisionado nas delegacias da capital e na Região Metropolitana do Estado para começarem a vivenciar o dia a dia da profissão. A formação contou com o apoio de profissionais especialmente escolhidos para a finalidade, que ministraram as aulas durante todo o período, entre eles delegados e peritos da Polícia Civil, professores universitários e membros do Corpo de Bombeiros, cada um trabalhando disciplinas nas quais têm experiência.

Foto: Roberto Carlos/ Agecom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.