Obama toma posse para o segundo mandato; veja detalhes

Amazonianarede – Ag.Internacionais

Estados Unidos – O presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, assumiu seu segundo mandato à frente da Casa Branca na aguardada cerimônia de posse pública nesta segunda-feira, em Washington. Confira abaixo o cronograma oficial das atividades:

O dia começou cedo, às 7h (10h de Brasília), com o início da chegada das milhares de pessoas e do controle de segurança.

As apresentações musicais começam às 9h30 (12h30), entre as quais se destacam a cantora Katy Perry e o astro pop Stevie Wonder. Ainda não está confirmada a presença de Bruce Springsteen, apoiador de Obama durante a campanha. O cubano-americano Richard Blanco também irá recitar um poema, a primeira pessoa hispânica ou gay escolhida para fazê-lo em uma cerimônia de posse nos Estados Unidos.

Para entoar o hino nacional, ponto alto da festa, a Casa Branca recrutou Beyoncé, que substitui a Aretha Franklin de 2009.

Às 11h30 (14h30), o presidente da Comissão da Cerimônia de Posse (PIC), o senador Chuck Sumer, discursa para, logo depois, às 11h55 (14h55), Obama ser empossado na fachada oeste do Capitólio.

Como prevê o Artigo 2 da Constituição americana, Obama recitará o juramento repetido por ele e todos os seus predecessores: “Juro solenemente que vou executar fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e vou fazer o possível para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”. O chefe do Supremo Tribunal de Justiça, John Roberts, irá ouvir o juramento, enquanto Sonia Sotomayor, primeira mulher hispânica do Tribunal, irá empossar o vice-presidente, Joe Biden.

Obama prestará o juramento usando duas Bíblias: a de Abraham Lincoln e a de Martin Luther King Jr.. Esta segunda-feira é o feriado de Martin Luther King Jr., enquanto que o ano de 2013 também marca os 50 anos da Marcha sobre Washington, organizada por King como um chamado aos direitos iguais para os negros, e o 150º aniversário da Proclamação de Emancipação de Lincoln, que ordenou o fim da escravidão em meio à Guerra Civil.

Após a cerimônia está programado um almoço. A partir das às 14h30 (17h30), Obama e sua mulher, Michelle Obama, lideram um desfile até a Casa Branca. Espera-se a presença de 10 mil pessoas, incluindo 2,3 mil membros das Forças Armadas e de diversos grupos cívicos.

À noite, o presidente e a primeira dama participam de uma festa para membros do Exército e também dos tradicionais bailes de posse. Espera-se a participação de 800 mil pessoas divididas em dois bailes. Será uma situação mais discreta que a de 2009, quando 2 milhões de participantes se fizeram presentes a 10 festas da noite da posse.

A posse de 2009 contou com a presença de nomes ilustres do cinema americano como Steven Spielberg, Dustin Hoffman, Samuel L. Jackson, Arnold Schwazenegger, Sharon Stone, Susan Sarandon, Tim Robbins, Spike Lee, Anne Hathaway, Halle Berry, John Cusack, Leonardo DiCaprio, Demi Morre e Robert de Niro, e muitos deles já anunciaram a intenção de estar presentes novamente na segunda-feira. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.