O trimestre será o mais chuvoso do ano na Amazônia

Amazonianarede – Sipam

Manaus – O primeiro trimestre de 2013 na Amazônia deverá registrar grandes pancadas de chuvas com temporais e fevereiro, março e abril, serão de acordo com o Sistema de proteção da Amazônia ( Sipam), os mais chuvosos de todo o ano em curso.

Segundo o órgão, a previsão é que o sudoeste do Amazonas, áreas isoladas do Acre, norte e oeste de Rondônia e as regiões do Baixo Amazonas e região metropolitana de Belém e Cametá, no Pará devem registrar ocorrência de chuvas acima dos padrões climatológicos. Já o norte do Amapá e Roraima vão seguir caminho oposto, de acordo com o Sipam.

Neste trimestre, as temperaturas estão sendo previstas na categoria acima dos padrões climatológicos no Maranhão e Tocantins, centro e leste do Amazonas e norte de Roraima. Abaixo dos padrões climatológicos no sudoeste e no oeste do Mato Grosso e no sul de Rondônia. Nas demais áreas da região a temperatura deverá ocorrer dentro dos padrões climatológicos.

O Boletim Climático da Amazônia é resultado de análise e previsão climática realizada pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) todos os meses, com a participação de meteorologistas dos Centros Regionais do Sipam em Manaus, Belém e Porto Velho através de videoconferência. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.