O que esperar…

07-10osmyOsny Araújo*

Entramos na semana da contagem regressiva e na reta final das campanhas políticas para a grande festa democrática brasileira, que ocorrera próximo domingo, dia 26, com as eleições para presidente da República e governadores de vários estados brasileiros, incluindo o Amazonas, que pela primeira vez participa desse processo.

O jogo esta na mesa e com isso, o Brasil Está numa tremenda sinuca de bico e a tacada final desse jogo, estará nas mãos do povo. Para quem não joga sinuca, a sinuca de bico é um problema sério para o jogador que fica sempre num beco sem saída.

A População eleitoral brasileira está dividida, entre os presidenciáveis Dilma Roussef, (PT) que busca a reeleição e Aécio Neves, (PSDB), que tenta recolocar os “tucanos” no comando do Brasil. No Amazonas, a briga é entre o governador José Melo (PROS) que busca a reeleição e o senador e ex-governador Eduardo Braga, (PMDB).

As questões mais reclamadas pela sociedade brasileira envolvem áreas que precisam avançar e melhorar, como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, combate firme a corrupção, controle da inflação, mobilização urbana e naturalmente economia.

O fato, é que nos últimos anos o crescimento brasileiro travou, a economia encolheu, a inflação saiu dos trilhos, a segurança é um caos, a educação é capenga e outras coisas mais que o próximo Governo terá que cuidar com muita determinação e transparência.

O que poderá ocorrer nos próximos quatro anos é na realidade uma grande incógnita para os brasileiros, até pela falta de programas e propostas mais claras que não foram suficientemente explicadas por parte dos candidatos durante a campanha eleitoral que cedeu lugar a insultos e provocações, fatos que sem dúvida, não interessaram ao eleitor. O passado agora não está interessando ninguém e sim o futuro.

Dilma chegou ao Governo pelas mãos de Lula que inteligentemente aproveitou as deixas de Fernando Henrique Cardoso e continuou navegando o barco com algumas mudanças que deram cetro, fato que não acontece com o atual Governo, que realizou alterações que não deram funcionaram, principalmente na economia.

O fato é que os brasileiros esperam para os próximos anos um Brasil melhor e mais humano do que temos hoje. Precisamos de segurança, de médicos nos grandes e pequenos centros urbanos, de segurança nas ruas, de investimentos diversos, enfim, precisamos que o Brasil volte a crescer e dessa forma gerar mais e melhores empregos e oferecer novas e melhores condições de vida aos brasileiros.

O que os brasileiros querem é um Brasil novo para que o povo possa realmente se orgulhar de ser brasileiro, com a certeza de que o futuro será promissor e isso, só ocorrerá com fatos concretos e não com falácias.A sociedade brasileira quer um país igualitário, sem divisões, considerando que trabalhadores e empresários, ricos e pobres, capital e trabalho, devem caminhar juntos, na mesma direção sem divisões ou discriminações, a final, todos somos brasileiros, todos nascemos e moramos neste país tupiniquim, por isso, pedimos ao próximo presidente da República, uma administração comprometida com o Brasil, sem ideologias, pensando apenas no bem e desenvolvimento do país e na melhoria de vida dos brasileiros.

O Brasil sonha com reformas importantes, como a política, previdenciária, fiscal e outros que continuam engavetados no Congresso Nacional, por falta de vontade política dos próprios congressistas que não suportam a ideia de cortar alguns privilégios.

Num processo democrático como o que estamos vivendo, o bom dessa história, é à força da desse instrumento com participação popular. Dessa forma, quem estiver satisfeito com as coisas do jeito que estão, é só continuar votando a favor e caso contrário, faça a opção por mudanças. Vale ressaltar, que a alternância do Poder sempre é salutar, na grande maioria das vezes. Feliz eleição para o Amazonas e para o Brasil.

Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: [email protected]/[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.