O livro ‘Constituição em Miúdos’ será um dos projetos da Escola do Legislativo a ser implantado em 2016

Escola do Legislativo, da CMM
Escola do Legislativo, da CMM
Escola do Legislativo, da CMM

Manaus – O livro ‘Constituição em Miúdos’, apresentado no 25º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas (Abel), deverá ser um dos projetos a ser implantado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Escola Vereadora Lea Alencar Antony da Casa Legislativa (EVLAA) no próximo ano.O evento, realizado em Vitória (ES), entre os dias 9 e 12 de junho, culminou a expressão da educação legislativa no Brasil.

A diretora da Escola do Legislativo, Cristiane Monteiro, destacou, entre outros pontos discutidos e apresentados no encontro, o lançamento do livro ‘Constituição em Miúdos’, como um dos pontos principais para ser implantado na CMM. “Esse livro é excelente, porque em cinco capítulos com palavras simples e acessíveis as crianças conhecerão a Constituição Federal”, ressaltou Cristiane.

De acordo com a diretora, a pretensão é implantar o projeto do livro ‘Constituição a Miúdos’, no próximo ano na Casa Legislativa para que seja distribuído, em princípio, aos estudantes que fazem parte do projeto ‘Conhecendo o Legislativo’, depois para todas as escolas municipais.

“O livro dá uma aula de cidadania. E nós pretendemos trazer esse projeto para a CMM, por meio de patrocínio de impressão, até porque, recebemos semanalmente estudantes de diversas escolas municipais”, observou.

O livro ‘Constituição em Miúdos’, elaborado pela Escola Legislativa de Pouso Alegre (MG) e publicado em parceria com a Abel e o Senado Federal, tem o objetivo de divulgar a Lei maior numa linguagem simples e direta para as crianças.

Cristiane destacou, ainda, o lançamento do curso de pós-graduação em Governância e Gestão no Poder Legislativo, voltado para os todos os parlamentos do Brasil, proporcionado pela Fundação Getulio Vargas. “Pretendemos abraçar esse curso para o próximo ano, o qual será voltado para os parlamentares e todos os servidores que trabalham no poder Legislativo”, acrescentou Cristiane.

Cristiane notou que o encontro foi gratificante, principalmente pela troca de experiência. “As escolas legislativas estão crescendo cada vez mais e isso é um ganho importante para a sociedade, principalmente porque uma das vertentes da escola é trazer a comunidade para dentro do parlamento.

Já é possível notar o envolvimento da comunidade com os parlamentares”, frisou a diretora, ao observar ainda, que as pessoas vêm para a Câmara para fazer cursos e melhorar seus conhecimentos, e não mais reclamar ou pedir algo.

Além da diretora, também participaram do curso, a coordenador da EVLAA, Leorides Lima e a coordenadora do Coral da CMM, Roseli Matos.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.