Brasil – Você já ouviu falar em ovo pasteurizado? Este ingrediente é bastante usado em indústrias para preparar doces e salgados, mas vem ganhando espaço na geladeira da dona de casa. Para entender a diferença entre o ovo pasteurizado e o ovo comum (natural), o site do Mais Você conversa com Daniela Meira, nutricionista do programa.
Em Manaus, a Granja São Pedro é pioneira nessa produção qiue aumenta ano a ano e com isso, o mercado está em plena expansão.
Clique aqui para ver receitas que levam ovo pasteurizado.
Ela explica que, na pasteurização, as claras e as gemas (juntas ou separadas) são rapidamente aquecidas e permanecem assim por um determinado tempo. Esse processo elimina a salmonella (e outras bactérias que fazem mal à saúde), sem cozinhar as gemas e as claras.
“Traz mais segurança alimentar. Primeiro, diminui o risco de contaminação por causa da salmonella. Outros tipos de contaminação podem ser evitados, pois o ovo in natura tem a casca porosa. Qualquer ‘coisinha’ pode entrar enquanto os ovos estão estocados”, diz Daniela.
No caso dos ovos pasteurizados, a nutricionista ainda explica que não acontece contaminação, pois a embalagem não é porosa, e o produto fica totalmente esterilizado.
“Além disso, o tipo de embalagem (retangular, igual a do leite) facilita o armazenamento em casa, é uma economia de espaço”, complementa a profissional. O ovo pasteurizado pode ser uma boa opção para quem cozinha bastante em casa, muitas vezes, fazendo pratos para a família toda. Entenda por quê:
Amazonianarede-Inernet