Novo presidente da ALEAM promete estreitar laços com municípios

Deputado Davi Almeida, novo presidente da Aleam
Deputado Davi Almeida (PSD), novo presidente da Aleam

Amazonas – O novo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, David Almeida (PSD), foi entrevistado pelo Blog da Floresta e anunciou para este ano de 2017 grandes debates para encontrar caminhos que melhorem as condições de vida da população amazonense. Pretende conduzir os trabalhos consultando os parlamentares e apresentará para isto várias propostas.

Referente a condução da casa legislativa e o permanente debate sobre a falta de autonomia, David Almeida disse são muitos os desafios. “É preciso entender que somos um sistema representativo,  onde há proporcionalidade.

O povo colocou os parlamentares e indica quem é de oposição e quem é governista. Somos um dos poucos estados que em plena crise encontra-se numa boa situação porque o governador decidiu algumas medidas que a Aleam tem aprovado para que isto aconteça”, destacou.

“Todos somos interdependentes porque vivemos num mundo globalizado e temos que aprender a nos ajudar uns aos outros para resolver os problemas”, salientou sobre a relação com os parlamentares e os municipios.

Dentre as propostas que serão apresentadas pelo novo presidente da Aleam está a participação dos membros da Mesa Diretora nas comissões técnicas, isto é, quem é membro da Mesa Diretora não poderá presidir nenhuma das comissões, podendo atuar como vice da mesma ou membro.

Ele também pretende diminuir o número destas, saindo das atuais 22 para 16. Outra proposta é realizar uma agenda com os deputados, onde toda quarta-feira haverá uma consulta de pauta.

Participação e consulta

Para os problemas de caixa da Aleam, David Almeida apresentará algumas propostas, como por exemplo leiloar prédios abandonados do legislativo em Manaus, e outras para poder arrecadar recursos contando com consulta prévia dos deputados.

Por outro lado, no tema segurança, o presidente da Aleam informou que serão devolvidos para o quadro da Policia Militar de 25 a 30 oficiais e praças existentes na casa. “É importante uma interlocução para criar um elo de ligação com os municípios, isto será um objetivo nesta gestão, pois muitos temas podem ser resolvidos com a assistência técnica desta casa”, salientou o presidente da Aleam.

Finalmente informou que a Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora eleita para o Biênio 2017/2018, a Abertura dos Trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura e a leitura da mensagem anual do Governador do Estado do Amazonas Professor José Melo será no di 1º de fevereiro, a partir das 10h.

Amaznianarede-Blog da Floresta-Mercedes Guzmán

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.