Nova etapa da revitalização do Mindú deve ser entregue até dezembro

Em dezembro, mais uma etapa da bra d rvitalizaççao do \parque do \miduá, deverá sr concouída

 

Obras de revitalizçao do Mindú, discutida e avaliada ela Prefeirura
Obras de revitalização do Mindú, discutida e avaliada pela Prefeitura

Manaus, AM – Um encontro entre a Prefeitura de Manaus e representantes da Caixa Econômica Federal alinhou as próximas ações que serão desenvolvidas no Corredor Ecológico do Mindu. Detalhes para a continuação das obras de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé também foram detalhadas na reunião.

De acordo com o prefeito Arthur Neto, até dezembro deste ano, a prefeitura pretende entregar mais três quilômetros do Mindu totalmente revitalizados. As ações estão sendo executadas em etapas e a segunda, que compreende da rua João Câmara até a avenida Autaz Mirim, deverá ser entregue em agosto. A retirada das famílias que residem ao longo desse trecho já está sendo providenciada.

As famílias serão indenizadas com recursos oriundos de uma operação de crédito no valor de R$ 101,1 milhões, junto a Caixa Econômica Federal. “Isso dá e sobra,  por isso vamos avançar para a outra etapa, já nas proximidades do bairro São Jorge.

Essa é uma obra relevantíssima  para a cidade e vamos fazer isso em conjunto com todas as nossas secretarias para removermos os obstáculos e assim mudarmos a cara de Manaus”, afirmou o prefeito.

Revitalização

A diretora da Unidade Executora do Programa e Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Myrian Koifman, explicou que com a desapropriação da área a prefeitura poderá avançar no projeto.

Os serviços serão intensificados no trecho entre a rua João Câmara e a avenida Autaz Mirim. No local serão realizados os trabalhos de contenção do igarapé com gabião, construção de seis pontes de concreto para o tráfego de pedestres e veículos e a construção de dois corredores viários, margeando o igarapé e respeitando os limites de preservação ambiental.

Desapropriação da área

Durante toda a obra, aproximadamente, três mil casas foram mapeadas para  serem retiradas das margens do igarapé – no trecho que se estende do entroncamento da rua Itaeté com as avenidas Autaz Mirim e Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, até a ponte que dá acesso a rua João Câmara, no bairro Novo Aleixo, zona Norte.

Do número, 393 famílias já foram indenizadas. As indenizações ocorreram de 2013 a 2015. Outras 415 famílias foram contempladas com aquisição de moradias, como parte das metas do contrato firmado.

Em dezembro, mais uma etapa da bra d rvitalizaççao do \parque do \miduá, deverá sr concouída
Em dezembro, mais uma etapa da obra d revitalização do  Parque do Mindú, deverá sr concluída

Mais 679 famílias foram  reassentadas nas duas unidades habitacionais construídas no bairro Cidade de Deus, zona Leste. São eles: Parque dos Buritis I e Parque Residencial Deus é Fiel.

Projeto

O projeto de revitalização foi assinado, ainda em 2007, e a partir de investimentos de R$ 200 milhões começou a ‘andar’ somente em 2010. Até hoje, apenas 39% das obras estão concluídas.

O primeiro trecho, localizado na zona Leste, foi entregue no dia 26 de março de 2013. A pista ganhou o nome de Nathan Lemos Xavier de Albuquerque.

A via tem extensão de, aproximadamente, de três quilômetros com 10,80 metros de largura, nos dois sentidos da pista, fazendo a ligação viária entre o Parque Linear 2 – que vai da rua João Câmara até a avenida Grande Circular e avenida das Torres.

Águas Claras

A comunidade Águas Claras também foi criada a partir de um convênio com a Caixa Econômica Federal. De acordo com o prefeito Arthur Neto, a localidade possui 116 ruas, das quais mais de 80 delas devem ser completamente pavimentadas até agosto deste ano.

“No total chegaremos a 35 quilômetros de drenagem pesada para conservar aquilo que está sendo construído. Todas as nossas ações chegam para valorizar ainda mais a propriedade das famílias e também dar a elas mais qualidade de vida”, finalizou.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.