Manaus, AM – Um encontro entre a Prefeitura de Manaus e representantes da Caixa Econômica Federal alinhou as próximas ações que serão desenvolvidas no Corredor Ecológico do Mindu. Detalhes para a continuação das obras de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé também foram detalhadas na reunião.
De acordo com o prefeito Arthur Neto, até dezembro deste ano, a prefeitura pretende entregar mais três quilômetros do Mindu totalmente revitalizados. As ações estão sendo executadas em etapas e a segunda, que compreende da rua João Câmara até a avenida Autaz Mirim, deverá ser entregue em agosto. A retirada das famílias que residem ao longo desse trecho já está sendo providenciada.
As famílias serão indenizadas com recursos oriundos de uma operação de crédito no valor de R$ 101,1 milhões, junto a Caixa Econômica Federal. “Isso dá e sobra, por isso vamos avançar para a outra etapa, já nas proximidades do bairro São Jorge.
Essa é uma obra relevantíssima para a cidade e vamos fazer isso em conjunto com todas as nossas secretarias para removermos os obstáculos e assim mudarmos a cara de Manaus”, afirmou o prefeito.
Revitalização
A diretora da Unidade Executora do Programa e Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Myrian Koifman, explicou que com a desapropriação da área a prefeitura poderá avançar no projeto.
Os serviços serão intensificados no trecho entre a rua João Câmara e a avenida Autaz Mirim. No local serão realizados os trabalhos de contenção do igarapé com gabião, construção de seis pontes de concreto para o tráfego de pedestres e veículos e a construção de dois corredores viários, margeando o igarapé e respeitando os limites de preservação ambiental.
Desapropriação da área
Durante toda a obra, aproximadamente, três mil casas foram mapeadas para serem retiradas das margens do igarapé – no trecho que se estende do entroncamento da rua Itaeté com as avenidas Autaz Mirim e Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, até a ponte que dá acesso a rua João Câmara, no bairro Novo Aleixo, zona Norte.
Do número, 393 famílias já foram indenizadas. As indenizações ocorreram de 2013 a 2015. Outras 415 famílias foram contempladas com aquisição de moradias, como parte das metas do contrato firmado.
Mais 679 famílias foram reassentadas nas duas unidades habitacionais construídas no bairro Cidade de Deus, zona Leste. São eles: Parque dos Buritis I e Parque Residencial Deus é Fiel.
Projeto
O projeto de revitalização foi assinado, ainda em 2007, e a partir de investimentos de R$ 200 milhões começou a ‘andar’ somente em 2010. Até hoje, apenas 39% das obras estão concluídas.
O primeiro trecho, localizado na zona Leste, foi entregue no dia 26 de março de 2013. A pista ganhou o nome de Nathan Lemos Xavier de Albuquerque.
A via tem extensão de, aproximadamente, de três quilômetros com 10,80 metros de largura, nos dois sentidos da pista, fazendo a ligação viária entre o Parque Linear 2 – que vai da rua João Câmara até a avenida Grande Circular e avenida das Torres.
Águas Claras
A comunidade Águas Claras também foi criada a partir de um convênio com a Caixa Econômica Federal. De acordo com o prefeito Arthur Neto, a localidade possui 116 ruas, das quais mais de 80 delas devem ser completamente pavimentadas até agosto deste ano.
“No total chegaremos a 35 quilômetros de drenagem pesada para conservar aquilo que está sendo construído. Todas as nossas ações chegam para valorizar ainda mais a propriedade das famílias e também dar a elas mais qualidade de vida”, finalizou.
Amazonianarede