No Dia Mundial da Voz, Policlínica Codajás promove ação educativa sobre o tema

Manaus – Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, a Policlínica Codajás, unidade do Governo do Estado, promove nesta terça-feira (16) uma ação educativa sobre o tema. A atividade integra o cronograma anual de treinamento da instituição e é voltada para aos profissionais da unidade que utilizam a voz como principal ferramenta de trabalho na atenção aos usuários da rede estadual de saúde.

A palestra ocorre a partir das 9h30, na sede do Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid).

O uso inadequado ou abusivo da voz pode causar diversos tipos de distúrbios, bem como o surgimento de rouquidão, quebras na voz, perda de intensidade vocal, ardência ao falar, dor, coceira e sensação de aperto na garganta. É o que explica a fonoaudióloga Michelle Brasil, que vai ministrar a palestra. “Pigarro e até cansaço ao falar também são indicativos de alguma deficiência vocal”, acrescentou.

Michelle destaca que os problemas com a voz têm relação ainda com a má alimentação, que pode causar refluxo ou disfonias vocais. “Por isso, é importante melhorar a respiração, a postura e tomar pelo menos um litro e meio de água, em pequenas quantidades, durante o dia”, acrescenta.

Na palestra, os profissionais da saúde receberão outras orientações a respeito dos cuidados com a voz, higiene vocal, tratamentos e até tipo de respiração ao falar. “São coisas que a gente não percebe, mas estão muito presentes no dia a dia de profissionais que atendem nas recepções das unidades, além de professores, cantores e outros trabalhadores”, disse.

Serviço:
O QUE: Palestra sobre o Dia Mundial da Voz
QUANDO: Nesta terça-feira (16 de abril)
ONDE: Policlínica Codajás (Rua Codajás, 26, Cachoeirinha)

Texto: Joanise de Souza

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.