No Dia dos Professores, professor Samuel propõe a criação do Conselho dos Educadores

(Foto: Assessoria)

O vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador professor Samuel (PPS), protocola nesta terça-feira (15), duas indicações ao prefeito Arthur Neto (PSDB) e ao governador Omar Aziz (PSD), solicitando a criação do Conselho dos Educadores no âmbito municipal e estadual de ensino.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com 12,8 mil professores e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possui 22 mil educadores.

Diante do grande número de profissionais na área, a proposta do vereador Samuel tem como objetivo extrair do Conselho de Educação a atribuição de tratar das necessidades professores seguindo o exemplo do que ocorreu com a criação do Conselho de Merenda Escolar.

“Percebemos que com tantas demandas dos alunos e de buscas por melhores metodologias de aprendizagem, o Conselho de Educação não tem dado conta de se voltar para as necessidades institucionais dos professores como condições de trabalho e remuneração”, declarou o parlamentar.

Os Conselhos “Municipal” e “Estadual” dos Educadores, segundo o vereador, funcionariam como órgãos permanentes, deliberativos e consultivos junto ao Poder Executivo. “A ideia é priorizar os desafios dos professores. As deliberações poderiam ser compartilhadas com o Conselho de Educação como ocorre com o Conselho de Merenda Escolar, mas a finalidade é responder diretamente ao gestor da pasta responsável”, disse.

Já a composição do Conselho dos Educadores, de acordo com o vereador, seria a mais democrática possível. “O conselho precisa unir todos os representantes dos educadores, independente de sindicatos ou organizações. A ideia é que os próprios educadores escolham os membros do conselho em assembleias para que a categoria não fique representada somente por dirigentes de sindicatos ou associações”, concluiu Samuel.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.