
Amazonas – O Estado do Amazonas comemora neste sábado, a sua maior data cívica, a Elevação do Amazonas a categoria de província, por vários eventos comemorativos ocorreram na capital. Um deles, ocorreu pela manhã, na Praça da Saudade, no Centro, para celebrar João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, o primeiro presidente da província do Amazonas.
Foi uma cerimônia rápida, realizada pela Polícia Militar, com participação das Forças Armadas e da Maçonaria. Uma coroa de flores foi colocada ao pé da estátua de Tenreiro Aranha.
Depois de se declarar independente de Portugal, em 1824, dois anos depois do grito do Ipiranga, a região foi incorporada à província do Pará, como comarca do Alto Amazonas. A elevação à condição de província veio em 1850.
A celebração do dia de Elevação do Amazonas à Província continua à tarde, a partir das 17, com desfile das escolas no Sambódromo, que na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Sul da cidade.
Amazonianarede