Nível do Rio Juruá continua preocupando Defesa Civil

Rio Branco – Segundo a última medição dos rios, realizada na manhã desta terça, 2, o Rio Juruá continua subindo e preocupando a Defesa Civil, em Cruzeiro do Sul. O rio está 70 cm acima da cota de transbordamento que é de 13m.

Simultaneamente, o nível das águas aumenta em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Para evitar mais transtornos à população, o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro es-tá percorrendo os bairros atingidos pela enchente e orientando a saída de famílias do local. Até o momento, dez famílias já foram retiradas. Há um pedido de remoção de mais 15 famílias, o que somará 25 famílias até o final do dia. A prefeitura do município está alugando casas para abrigá-las, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Os bairros de situação mais crítica são o bairro da Várzea, Miritizal, Lagoa e Cruzeirinho Novo.

O Rio Liberdade, localizado há 80 Km de Cruzeiro do Sul, que desabrigou 287 famílias, um total de 1.517 pessoas, já está baixando e estas estão retornando para suas residências.

Em Rio Branco, o Rio Acre segue apresentando sinais de vazante. Nas últimas 24 horas, ele baixou significativamente, saindo da cota de alerta que é de 13 metros para 12,48 metros. As famílias já começaram a ser removidas do Parque de Exposições e estão retornando para casa, com a ajuda do Exército e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). A expectativa é que seja feito o encaminhamento de pelo menos metade das famílias que se encontram no Parque de volta para suas casas, até o final do dia. Oito equipes, numa ação conjunta entre Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco, estão trabalhando na limpeza dos bairros. As famílias receberam, inclusive, kits de limpeza para agilizar o processo.

Em Assis Brasil, o Rio Acre registra 4,38m. A cota de alerta é de 11,30m. Em Brasiléia, marca 4,93m, a cota de alerta é de 9,80m. Em Xapuri, mede 6,20m; a cota de alerta é de 12,50m. O Rio Tarauacá, em Tarauacá, baixou e está com 6,70m, a cota de alerta é de 8,50m. Já o Rio Iaco aumentou e registra agora 10,68m. A cota de alerta é de 14m. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.