Neudo Campos é considerado foragido e tem seu nome na lista da Interpol

Neudo Campos, ex-governador de RR, não foi encontrado pelos federais e paasa a ser foragido da Justiça

Neudo Campos, ex-governador de RR, não foi encontrado pelos federais e paasa a ser foragido da Justiça
Neudo Campos, ex-governador de RR, não foi encontrado pelos federais e paasa a ser foragido da Justiça

Boa Vista, RR – Os procuradores da República Carlos Guarilha, Érico Gomes e Miguel Almeida concederam entrevista coletiva à imprensa agora há pouco e confirmaram quera,o  ex-governador de Roraima Neudo Campos,   esposa da atual governadora, Neudo Campos agora passou a ser   considerado foragido da justiça. Neudo já está inclusive na lista da Interpol. Se tentar sair de País, pode ser preso a qualquer momento.

O mandado de prisão expedido contra Neudo no dia de ontem é o único até agora expedido com base no novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o qual réus condenados em segunda instância devem cumprir a pena imediatamente. Mas não será o único.

O procurador da República Miguel Almeida disse que os juízes federais que cuidam de todos os processos do “Caso Gafanhotos” estão sendo acionados e outros mandados de prisão serão expedidos nos próximos dias.

Por se tratar de um dos maiores casos de corrupção do Brasil, cujos responsáveis estão ainda impunes, o “Caso Gafanhotos” é uma das prioridades nesse novo momento jurisprudencial que o Brasil passa a viver.

Isso significa que o deputado Jalser Renier (PSDC), por exemplo, poderá ser o próximo da lista de condenados contra os quais será expedido o mandado de prisão. Os procuradores da República Miguel Almeida, Carlos Guarilha e Érico Rocha foram enfáticos quanto à decisão de empreender uma verdadeira caçada àqueles que participaram do maior escândalo de corrupção já desbaratado aqui em Roraima.

Outros deputados estaduais, membros do judiciário, integrantes de Tribunal de Contas do Estado (TCE) também podem vir a ser alvo de mandados de prisão. Agora, quando isso vai acontecer, os procuradores não precisaram. Mas disseram que estão mobilizados no sentido de pedir a prisão de todos o envolvidos nesse escândalo.

Eles afirmaram que a nova jurisprudência do STF vem com o objetivo de dar uma resposta à sociedade brasileira, que está cansada de impunidade. Os procuradores disseram que o novo entendimento da Corte máxima do País significa um novo momento no combate à corrupção, que se mostra endêmica no Brasil.

Entenda o caso –

Cumprindo mandado, os federais fizeram uma varredura na residência do ex-governador, em Boa Vista
Cumprindo mandado, os federais fizeram uma varredura na residência do ex-governador, em Boa Vista

Neudo Campos é considerado pela Justiça Federal como o cabeça do chamado “caso gafanhotos”, esquema desbaratado pela Polícia Federal, no ano de 2003, e que consistia no desvio de recursos públicos com o uso de servidores fantasmas.

Estima-se que tenham sido desviado R$ 70 milhões por meio do esquema. Deputados estaduais da época e que ainda têm mandado hoje fizeram parte do que a Justiça Federal chamou de quadrilha.

A engrenagem do “caso gafanhotos” funcionava da seguinte forma: deputados estaduais arregimentavam servidores fantasmas que aceitavam receber seus salários, fosse na Assembleia Legislativa, fosse no Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER), por meio de procuração. Quando recebiam o dinheiro, essas pessoas devolviam uma parte para os deputados e ficavam com a outra parte. O dinheiro que abocanhavam por meio desse sistema era, segundo a Polícia

Amazonianarede-Folha de Boa Vista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.