Na posse do secretário de saúde do Estado, Arthur defende a redistribuição de recursos para o setor

MANAUS-AM- 01-07-15- POSSE NO NOVO SECRETARIO DE SAUDE DO GOVERNO DO ESTADO FOTO: ALEX PAZUELLO/SEMCOM
MANAUS-AM- 01-07-15- POSSE NO NOVO SECRETARIO DE SAUDE DO GOVERNO DO ESTADO FOTO: ALEX PAZUELLO/SEMCOM
MANAUS-AM- 01-07-15-
POSSE NO NOVO SECRETARIO DE SAUDE DO GOVERNO DO ESTADO
FOTO: ALEX PAZUELLO/SEMCOM

Manaus – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, participou, nesta quarta-feira, 1° de julho, da posse do novo secretário de Estado da Saúde, Pedro Elias de Souza. Durante a solenidade, realizada na sede do Governo, na Compensa, zona Oeste, o prefeito defendeu a melhor redistribuição dos recursos destinados à saúde.

Segundo Arthur, os investimentos na área precisam ser preservados, mesmo diante da crise econômica. “Algumas distorções precisam ser corrigidas. O Governo Federal concentra grande parte das riquezas do País e tem menos obrigações e cuidados com a saúde do que os municípios e os estados. Nós administramos a Atenção Básica, enquanto o Estado cuida da média e alta complexidade, mas os recursos ficam em Brasília. Isso é uma coisa inconcebível”, criticou.

O prefeito destacou também a meta da prefeitura de hierarquizar o atendimento em saúde, ampliando a cobertura da Atenção Básica. “Hoje, já cobrimos cerca de 55% da população, mas temos a meta de chegar a 70%, uma vez que 30% da população possui plano de saúde”, destacou. “Cada vez que conseguimos resolver o problema do diabético e do hipertenso em uma de nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estamos aliviando os prontos-socorros e hospitais estaduais”, concluiu.

Susam

A otimização dos recursos em saúde foi a tônica do discurso do novo secretário da Susam. “Essa será a prioridade: reduzir o custeio e, acima de tudo, melhorar a qualidade dos procedimentos oferecidos”, defendeu Pedro Elias.

Ele disse que reuniões com as equipes técnica e financeira do governo já estão sendo realizadas para fazer ajustes quando necessários. “Estamos conversando com os servidores e prestadores de serviços para encontrarmos as melhores alternativas de vencer a crise econômica”, completou.

MANAUS-AM- 01-07-15- POSSE NO NOVO SECRETARIO DE SAUDE DO GOVERNO DO ESTADO FOTO: ALEX PAZUELLO/SEMCOM
MANAUS-AM- 01-07-15-
POSSE NO NOVO SECRETARIO DE SAUDE DO GOVERNO DO ESTADO
FOTO: ALEX PAZUELLO/SEMCOM

De acordo com o governador José Melo, a unidade de gestão será mantida, uma vez que Pedro Elias já fazia parte da equipe de governo. “Sei que ele dará continuidade aos trabalhos muito bem executados até aqui pelo ex-secretário Wilson Alecrim. O maior desafio é, sem dúvida, enfrentar a crise econômica que, assim como em outros setores, está afetando também o Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Alecrim, por sua vez, disse que sua saída da Susam não representa um total afastamento das ações da saúde. Ele afirmou que continuará envolvido nos projetos da área, sejam os desenvolvidos pelo Governo do Amazonas ou os de alcance nacional.

“Vamos trabalhar para  conquistar uma fonte de financiamento específica para a saúde que não seja por meio da CPMF – Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira”, finalizou.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.