MPF investiga construção de estacionamento do Detran em área de proteção ambiental

MPF investiga construção de estacionamento do Detran em área de proteção ambiental

O Ministério requisitou do órgão, a cópia do licenciamento ambiental para a implantação do estacionamento improvisado.

Manaus, AM –  Ministério Público Federal (MPF-AM) abriu um inquérito para apurar a implantação de um estacionamento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em uma possível área de preservação permanente do Igarapé do Mindu, na Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo o MPF, a possível implantação do estacionamento improvisado pode retirar a vegetação do local ou impedir que ela se regenere.

Segundo o órgão, o ato de improvisar um estacionamento no corredor do Parque do Mindu gera impactos diretos e indiretos sobre o meio ambiente e o patrimônio público, inclusive o patrimônio ambiental, representado pelo Corredor Ecológico do Igarapé do Mindu, área protegida pelo município de Manaus.

De acordo com o documento da Portaria que autoriza a instauração de um Inquérito Civil, fotografias anexadas ao pedido dão conta de uma possível ocupação de área de proteção permanente, supostamente pelo Detran, na margem do igarapé do Mindu, para o uso do local como estacionamento improvisado do órgão “causando retirada/supressão ou impedimento para regeneração natural de vegetação ciliar”.

O MPF requisitou que o Detran envie, em um prazo de 15 dias, uma cópia do contrato de aluguel do prédio onde atualmente funciona a sede do órgão, além do procedimento administrativo que justificou tal medida de implantação do estacionamento, no qual deverá ser apontadas, inclusive, as justificativas, alternativas locacionais e majoração de custos para o erário decorrentes da transferência da antiga sede do órgão público.

O Ministério requisitou, ainda, uma cópia da licença ambiental para a implantação do estacionamento em uma Área de Proteção Permanente (APP) do Igarapé do Mindu, e se, caso não haja licença, que apresente a justificativa da implantação do estacionamento na área citada. E pede ainda, por fim, informações do órgão ambiental respectivo à autorização.

Posição do Detran-AM

Em nota, o órgão afirma que não possui nenhum estacionamento improvisado na sua nova sede, localizada na Avenida Mario Ypiranga Monteiro, Parque Dez, e que não recebeu qualquer tipo de notificação por parte do Ministério Público Federal, a cerca da instauração de inquérito para apurar a implantação de estacionamento improvisado, por parte do órgão, em possível área de preservação permanente do Igarapé do Mindu.

“A direção do Detran-AM informa também que o estacionamento da sede órgão possui capacidade para cerca de 105 veículos, 65 vagas são destinadas aos usuários, sendo seis especiais, e 40 para funcionários”, finaliza o comunicado.

Amazoninarede-Rede Amazonica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.