Motoristas do transporte coletivo recebem certificado de qualificação em atendimento

Manaus – Quatrocentos motoristas do sistema de transporte coletivo de Manaus receberam na manhã desta quinta-feira, 25, o certificado de conclusão do ‘Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros’, promovido pela Prefeitura de Manaus e coordenado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

A capacitação é uma das medidas adotadas pela gestão municipal para aprimorar o atendimento prestado aos usuários do transporte coletivo da capital.

O prefeito Arthur Virgílio Neto participou da entrega dos certificados e disse que só este ano, 1.500 trabalhadores do sistema já receberam qualificação. Ele lembrou que quando foi prefeito pela primeira, fez este tipo de trabalho, mas lamentou que há 20 anos os motoristas e cobradores tenham sido esquecidos. Segundo Arthur, as aulas melhoram até mesmo a autoestima dos trabalhadores.

“Eles são muito importantes na nossa cidade. Transportam seres humanos e quando recebem atenção se sentem prestigiados. Queremos tornar o sistema de transporte coletivo mais humano e esta é uma das nossas prioridades. Como prefeito pretendo melhorar Manaus não só na parte física, mas também tocando na alma das pessoas”, afirmou o prefeito.

Até o final do ano a meta é capacitar em torno de 10 mil operadores do sistema, entre motoristas e cobradores. Durante o treinamento são abordados assuntos como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social. O curso dá ênfase ao relacionamento entre condutores e usuários idosos, com deficiência e crianças.

Para o Superintendente Pedro Carvalho investir na capacitação dos operadores também é uma maneira de valorizar a categoria. “Esses profissionais transportam vidas. É importante investir na capacitação deles e é o que a Prefeitura está realizando agora. O objetivo é deixar os profissionais prontos para atender à população”, ressaltou.

As aulas iniciaram em junho desse ano e foram ministradas por educadores do Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). O curso é grátis e exclusivo para operadores do sistema de transporte de passageiros de Manaus. Os interessados em participar das aulas devem entrar em contato com o setor de Educação para Transportes da SMTU, na avenida Torquato Tapajós, bairro de Flores, no horário das 8h as 12h e das 14h as 17h.

(Foto: Altemar Alcântara/ Semcom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.