Mobilização conta o Aedes aegypti, em escola municipal na Compensa

Mobilização contra o mosquito Aedes, na Escola Municipal Sebastião Norões,

Mobilização contra o mosquito Aedes, na Escola Municipal Sebastião Norões,
Mobilização contra o mosquito Aedes, na Escola Municipal Sebastião Norões,

Manaus, AM – Com faixas, cartazes e carro de som entoando o hino da vitória, os 300 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Sebastião Norões, percorreram as principais ruas da Compensa 3, zona Oeste, na manhã desta sexta-feira, 11, chamando a atenção dos moradores para a importância de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, e propondo uma verdadeira guerra contra o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Ronilda Jacaúna, a ideia de fazer a mobilização se deu pela constatação de que muitos moradores continuam acumulando lixo nas ruas, além da proximidade com o rio e igarapés, o que torna o bairro um cenário ideal para proliferação do mosquito. Ela informou que desde o dia 4 de fevereiro, a escola está fazendo planejamento, elaborando atividades para que pudessem desempenhar a passeata.

“Todos nós somos responsáveis pela conservação do ambiente, para tentarmos minimizar ao máximo a reprodução desse mosquito. O evento estimula e incentiva os nossos alunos, bem como toda a comunidade da Compensa 3. É um momento oportuno, que possibilita a reflexão”, observou.

Moradora do bairro há mais de 20 anos, a autônoma Kátia Nascimento, 38, disse que nunca viu uma passeata sobre o tema pelas ruas da Compensa 3. Ela afirmou que ações como essa são necessárias para despertar a consciência dos comunitários, que não se preocupam com a limpeza dos logradouros.

“Eu acho muito importante porque a gente tira pelo nosso igarapé que tem aqui atrás. O pessoal joga muito lixo. Tem um guarda roupas desmontado aqui e a água está parada e isso é muito perigoso para o mosquito da dengue. Pode ser que com essa passeata o pessoal se intimide mais e tenha mais cuidado”, disse.

Alunos conscientes

Os estudantes da Escola Municipal Sebastião Norões mostraram que estão acompanhando todas as informações relacionados  ao Aedes. Rayssa Moreno, 10, do 5º ano, falou sobre a importância do combate ao mosquito.

“O mosquito é muito perigoso. Não podemos deixar água parada, temos que colocar as garrafas viradas e ter muito cuidado com o mosquito porque se ele picar uma pessoa pode transmitir o zika, o chikungunya e a dengue”, ensinou.

Já o aluno Klemerson Portela, 11, do 5º ano, que estava vestido de mosquito da dengue na passeata, lembrou os males em deixar o mosquito sobreviver.

“Nós estamos fazendo uma passeata para ver se conseguimos acabar com o mosquito aedes, porque ele transmite doenças muito graves, como a chikungunya e o zika vírus que dá microcefalia e atinge os bebês”, falou.

Amazonianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.