Ministro destaca obras de mobilidade urbana em Manaus

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, elogiou a Prefeitura de Manaus pelas obras de mobilidade urbana executadas na administração municipal para a Copa do Mundo de 2014.

A afirmação foi feita nesta terça-feira, 20, durante coletiva com secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, e demais membros do Comitê Organizador Local (COL). A entrevista foi realizada no município de Iranduba, onde os membros do COL conheceram projetos de capacitação em idiomas realizados pela Prefeitura de Manaus.

Em dezembro do ano passado, o Grupo Executivo da Copa do Governo Federal retirou o BRT e o Monotrilho da Matriz de Reponsabilidade do PAC da Copa e deixou de repassar recursos para a realização das mesmas. Ao assumir o executivo municipal, a nova administração decidiu reconstruir ruas, recuperar e construir calçadas, construir uma passagem de nível para facilitar o acesso ao aeroporto e a Ponta Negra – local do Fan Fest em Manaus – e implantar o Sistema Bus Rapid Service (BRS), com a construção de corredores exclusivos para coletivos. Essas foram as obras elogiadas por Aldo durante a coletiva.

“Creio que, naturalmente, ao redimensionar esse projeto, o prefeito agiu de forma responsável e de acordo com suas possibilidades. O que posso dizer que o governador Omar Aziz e o prefeito Arthur Virgílio têm o apoio do Governo Federal em todas as ações que visam a preparação da Copa do Mundo de 2014”, disse o ministro do Esporte.

Aldo lembrou que em Manaus, as obras de modalidade urbana enfrentaram as dificuldades de licenciamento e lembrou que eles não fazem parte dos encargos assumidos com a Fifa para realização do mundial.

“Isso prova que a Prefeitura, mesmo sem um tostão do Governo Federal para a mobilidade urbana, está trabalhando e vamos entregar essas obras bem antes da Copa”, disse o prefeito em exercício, Hissa Abrahão, que participou da comitiva da Fifa em Manaus.

Capacitação em idiomas

Por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), os membros do COL receberam dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) da Copa e de servidores da Guarda Municipal e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) alunos do programa Bolsa Idiomas.

Os alunos do Pronatec estão sendo capacitados para em cursos técnicos, de formação inicial e continuada direcionados as áreas de turismo, hospitalidade e lazer.

Os servidores municipais são capacitados por meio da Fundação Escola do Serviço Público Municipal (ESPM) em línguas estrangeiras para facilitar a compreensão e receber bem os turistas durante a copa e depois do mundial.

“Nessa visita mostramos para a Fifa os cursos de qualificação profissional e também de idiomas, voltados aos servidores municipais e trabalhadores do turismo”, destacou. Somente o programa Bolsa Idiomas oferece 5 mil bolsas de estudo em línguas estrangeiras, com prioridade para pessoas ligadas ao turismo. “Estamos nos preparando da melhor forma para receber os turistas e também atender nossos cidadãos de Manaus“, finalizou Bernardo, diretor-presidente da Manauscult.

(Reportagem: Cleidimar Pedroso – Foto: Tácio Melo)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.