Ministro da Saúde inaugura UPA 24 horas na Zona Norte de Macapá

17-10saudeMacapá, AP – O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou ontem, 16, da cerimônia de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, instalada no bairro Novo Horizonte.

“Esse é um modelo que estamos adotando em todo o país e o Amapá dá um importante passo nesse processo. Podemos afirmar que essa é apenas uma das muitas que serão instaladas não só na capital, mas nos outros municípios do estado”, disse o ministro que teve problemas com o vôo em Belém (PA) e que chegou após o horário programado.

Além disso, Chioro realizou a assinatura de um convênio com governo do Amapá para realização de cirurgias ortopédicas, através do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

O objetivo é garantir celeridade e resolutividade nas demandas de ortopedia do estado, além de integração entre os profissionais de ortopedia do governo e do instituto através de educação continuada.

Com capacidade para realizar 150 atendimentos de urgência e emergência de baixa e média complexidade por dia, foi inaugurada, ontem, no bairro Novo Horizonte, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) Florência Souza. A unidade vai funcionar 24 horas na zona Norte e contará com cerca de 50 profissionais distribuídos nos três turnos.

O Pronto Socorro da Zona Norte, como já foi batizada a UPA, vai ofertar atendimentos médicos em clínica geral e pediatria. A estrutura é equipada para fazer exames de raios-X e eletrocardiograma – procedimentos muito solicitados em situações de urgência e emergência. Os usuários também terão à disposição sala de curativos, sala de inalação, coleta de sangue, farmácia, sala de espera, posto de enfermagem e oito leitos (quatro para observação adulto, dois para observação infantil e dois para emergência).

No aspecto qualitativo geral, a nova UPA levará benefícios não somente para a zona Norte, onde moram mais de 170 mil pessoas, mas também possibilitará melhorias no atendimento da mais procurada unidade hospitalar da rede pública, o Hospital de Emergência.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a redução na sobrecarga de atendimento do HE é estimada em 30%. Com o funcionamento da UPA, o secretário de Saúde, Jardel Nunes, acredita que serão mais raras cenas de pacientes pelos corredores dos hospitais e falta de medicação.

“O HE hoje recebe 60% das demandas de baixa e média complexidade. Com o reforço que teremos, a partir dos serviços oferecidos pela UPA do Novo Horizonte, isso vai acabar. Teremos pacientes com atendimento de ponta na Zona Norte e um atendimento mais rápido no HE”, prevê o secretário.

A diminuição de demanda também deve melhorar o atendimento no Pronto Atendimento Infantil (PAI). “Lá [no PAI], a maioria dos casos é de crianças com problemas de baixa complexidade, cujo atendimento está disponível nos Postos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, a partir de agora, também na nova UPA Novo Horizonte”, analisa Jardel Nunes.

Fonte: Diário do Amapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.