Toquio JAP – O presidente Michel Temer se reuniu nesta quarta-feira (19), em Tóquio, com o imperador japonês, Akihito, e, depois, também teve uma conversa com o primeiro ministro, Shinzo Abe.
Temer foi recebido pelo imperador no período da manhã (horário local) O encontro na Casa Imperial durou quase meia hora e contou com a intermediação de um intérprete.
Na parte da tarde, o presidente se reuniu com Shinzo Abe. Após o encontro, Temer fez uma declaração à imprensa, na qual disse que comunicou ao primeiro-ministro que o Brasil está consolidando um ambiente seguro e favorável para investimentos.
“Registrei que estamos consolidando no Brasil um ambiente de segurança jurídica e de previsibilidade reguladora – sempre muito conscientes de que a recuperação da economia brasileira passa por mais investimentos estrangeiros, por mais comércio exterior, especialmente, pelo investimento japonês”, disse Temer.
O presidente disse ainda que tratou de uma agenda “vasta” com Shinzo Abe. Entre os temas discutidos, segundo Temer, estavam “democracia, direitos humanos, G20, reforma do Conselho de Segurança.”
“A agenda foi vasta. E nós estamos fortalecendo nossa parceria estratégica e global, à luz das prioridades de brasileiros e japoneses. Aliás, em democracia deve ser assim: a política externa deve estar a serviço dos valores e dos interesses da sociedade”, completou o presidente.
Acordo na área de infraestrutura
No encontro, Brasil e Japão assinaram um acordo de cooperação para projetos na área de infraestrutura. O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho e inclui os setores de transporte e logística, tecnologia da informação e de comunicações e energia, mas ainda não especifica projetos específicos.
O primeiro-ministro, Shinzo Abe, que também deu declaração à imprensa após o encontro, disse que o Japão tem interesse em projetos de infraestrutura no Brasil.
“Para as empresas japonesas, o Brasil representa oportunidade, principalmente na área de infraestrutura. Principalmente na área de infraestrutura avistamos oportunidades de investimento. Nesse ponto de vista, fico feliz que nesta ocasião firmamos acordo para instalação de uma agenda na área de infraestrutura”, disse o primeiro-ministro.
Amaonianarede-Sistema Globo