Mesatenista Amanda Marques destaca conquistas de 2014 e importância do Bolsa Atleta na carreira

24-12temisManaus – A atleta amazonense Amanda Marques, 22, conhecida como “Raketinha”, esteve, na segunda-feira, 22, na sede da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) para agradecer o apoio que vem recebendo da atual gestão municipal em benefício à carreira como mesatenista.

A manauara é beneficiária do Bolsa Atleta Municipal, programa mantido pela Prefeitura de Manaus, que concede a ela o benefício no valor de R$ 4 mil para as despesas com passagens aéreas e estadias em competições.

Nos últimos meses, após ser cadastrada no programa de benefício, a atleta de alto rendimento conquistou importantes títulos para o esporte amazonense, como a medalha de ouro na 46ª edição do Campeonato Brasileiro Equipes de Seleções e Clubes, realizado de 29 de outubro a 2 de novembro, em Joaçaba (SC), feito até então considerado inédito para o esporte local.

Diante das conquistas, a atleta destaca a importância primordial do apoio da Prefeitura de Manaus. “Nessa carreira como atleta, já passei por muitas dificuldades. Viajei para outros Estados, passei fome e frio, não tinha estadia e muitas vezes tive que dormir no aeroporto ou na rodoviária. Com o apoio da atual gestão municipal, consegui superar muitas dessas necessidades, pois o auxílio me permite planejamento financeiro para poder competir”, destaca a atleta.

Rosana Silva, 51, reforça que o benefício proporcionou a filha um papel importantíssimo na conquista de títulos como mesatenista. “Nas inúmeras ocasiões, que não foram poucas, em que minha filha passou por necessidades para defender nosso Estado em competições pelo Brasil afora, cheguei a pensar em interromper a carreira dela como atleta. Agradeço da prefeitura com o Bolsa Atleta, pois ele abriu muitas portas. Durante os seis meses recebendo o benefício, vieram seis medalhas em campeonatos, títulos que ajudaram significativamente no desempenho da Amanda”, frisou a mãe da atleta.

Por meio do auxílio municipal, Raketinha conquistou ainda os títulos da Copa Brasil Centro/Norte/Nordeste, realizado de 17 a 20 de julho, em Maceió (AL), e do Campeonato Ibero Americano Maior, realizado de 1º a 3 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina. Integrando a sequência de conquistas, a manauara conseguiu medalha de bronze individual na 46ª edição do Campeonato Brasileiro Equipes de Seleções Estaduais e Clubes e medalhas de prata e bronze na categoria individual dos Jogos abertos Bauru 2014, realizado de 22 a 28 de novembro, em Bauru (SP).

Valorização de atletas

Diante do cenário de conquistas para o Amazonas, o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, reforça a importância do Bolsa Municipal na trajetória dos atletas que almejam maior reconhecimento. “É um auxílio que permite benefícios para um atleta poder participar de outras competições. Sabemos da dificuldade que cada um deles enfrenta para defender nosso Estado, muitas vezes sem patrocínio e sem incentivo”, destaca.

Para Elvys, todo o trabalho de valorização de atletas que defendem o Amazonas em competições no Brasil e exterior proporciona um resultado positivo para o esporte local. “Amanda tem um talento extracurricular importantíssimo para nós. É aquela atleta que exerce papel fundamental para o esporte amazonense, pois em pouco tempo almejou títulos considerados inéditos para o nosso Estado”, enfatizou.

Sonho Olímpico

Atualmente, a atleta se prepara para participar de Pan-Americanos que podem lhe render a chance de integrar a seleção brasileira de tênis de mesa nas Olimpíadas Rio 2016. “É um sonho difícil, pois preciso de apoio financeiro para participar de pelo menos seis campeonatos e conquistar lugar no pódio. Com isso, subo de lugar no ranking nacional e posso conquistar a vaga para defender o país nos Jogos Olímpicos”, destaca Amanda Marques.

Em 2015, a atleta pretende intensificar os treinos para continuar conquistando importantes títulos como mesatenista e divulgando Manaus diante do cenário nacional e internacional em competições esportivas. “Vou treinar ainda mais e quero agradecer o apoio da atual gestão municipal por acreditar no meu talento, a Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA) e ao papel importantíssimo dos técnicos Lee Kou Tin e Alessandro Suguimoto, que possibilitaram a minha carreira como atleta um desempenho primordial na conquista de títulos”, reforça a mesatenista.

Texto e Foto: Isac Sharlon/Semjel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.