Melo vai reduzir secretárias para “enxugar” folha do Estado

24-12melookManaus – A menos de duas semanas de tomar posse do seu segundo mandato como governador do Amazonas, José Melo (PROS) anunciou que deve reduzir o número de secretarias de 28 para 20 pastas.

Em entrevista na sede da Rede Amazônica, ele confirmou que algumas pastas devem ser transformadas em departamentos, sem dar detalhes de quais serão cortadas. No entanto, ele diz que a base do governo Omar Aziz será mantida.

Segundo Melo, as mudanças para esta nova gestão serão de até 20%. “O que eu tenho que fazer é reduzir o custeio sem quebrar a qualidade dos serviços. Na verdade, estou dando continuidade ao que começou com o Omar. Precisamos apenas de ajustes pelas dificuldades que a economia brasileira vai passar.

Vou fundir secretarias em departamentos, portanto, um novo arranjo na estrutura administrativa”, afirmou, acrescentando que essas mudanças devem ser feitas gradativamente. Até fevereiro, o governador espera ter anunciado todas as fusões.

Para 2015, Melo espera começar a ampliação de cinco hospitais da capital amazonense, que devem saltar para 900 leitos. “Além disso, vamos instalar equipamentos mais avançados. Precisamos ‘atacar’ a questão das filas para cirurgias, exames e consultas especializadas”, ponderou. Segundo Melo, a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) deve ser uma das unidades com novos investimentos. Prédios ao redor devem ser desapropriados para aumentar o hospital, especializado em tratamento de câncer. O governador não deu prazos para as obras, custos, e não citou os outros quatro hospitais que devem ser ampliados.

Outro ponto destacado pelo governador foi a reestruturação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Segundo Melo, a instituição terá uma “mudança de rumo” e focará mais em cursos voltados para o desenvolvimento do Amazonas. “Quando a UEA foi criada, ela tinha dois objetivos: suprir as deficiências do ensino superior no estado e oferecer determinados cursos cuja oferta na rede particular não era suficiente para atender à demanda.

A nova direção que demos para a UEA é de afastar um pouco esses cursos que o mercado já está suprindo e criar outros que preparem a mão de obra do nosso povo para explorar nossas riquezas”, disse, citando a criação de cursos nas áreas de mineração, agricultura e mecatrônica.

O governador comentou ainda o convite feito qo ex-superintendente da Polícia Federal do Amazonas Sergi Fontes para comandar a Secretaria de Segurança Pública e a saída do titular da pasta, Paulo Roberto Vital. “Quando eu assumi o governo, conversei com o Vital e ele disse que me ajudaria até o dia 31 de dezembro, porque já estava cansado do trabalho na secretaria.

A partir daí, fui procurar um secretário de segurança que tivesse o perfil daquilo que eu quero para o Amazonas”, explicou. “Percebemos que mais de 60% de todas as ocorrências policiais têm como pano de fundo o tráfico de drogas. O dr. Sérgio tem muita experiência, conhece todas as nuances entre tráfico e uso de drogas. Ele vai compor sua equipe de trabalho com esse fim, que é fazer segurança pública dando prioridade na prevenção de crimes”, finalizou.

Amazonianarede – G1 Am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.