Melo participa hoje em Belém do Fórum de Governadores da Amazônia

Gov. José Melo, participa em Belém de Fórum de governadores da Amazônia
Gov. José Melo, participa em Belém de Fórum de governadores da Amazônia
Gov. José Melo, participa em Belém de Fórum de governadores da Amazônia

Belem, PA – O Governo do Amazonas participa nesta sexta-feira, 20, da 12ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia, que será realizado em Belém, no Pará. O evento reúne líderes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para discutir temas fundamentais para resguardar os interesses da região.

O encontro ocorrerá no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, na capital paraense.

O Amazonas será representado pelo governador José Melo e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Antonio Stroski. Eles devem expor importantes contribuições para o fechamento da linha de defesa da região amazônica da pauta que será apresentada na 21ª Conferência do Clima (COP-21), que acontece em dezembro, em Paris, na França.

A COP-21 é uma das principais pautas do Fórum de Governadores da Amazônia e o intuito dos líderes da região amazônica é construir, por meio de um processo participativo, uma proposta que agregue valor no acordo global para o clima que deve ser consolidado na conferência. A sugestão do Amazonas é que a linha de defesa dos estados amazônicos seja traçada observando as particularidades da Amazônia que são únicas comparadas às demais regiões do País.

Outro destaque é o acordo de cooperação que será assinado pelos gestores das Secretarias de Meio Ambiente da Amazônia para o aperfeiçoamento da área de inteligência para prevenção e combate às infrações e crimes ambientais. No entanto, temas como a pactuação da Agenda Criança Amazônia, que garante direitos de crianças e adolescentes amazônidas, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e a crise econômica brasileira também farão parte dos debates.

Reforma econômica

A preocupação com o cenário financeiro é um tema em comum entre os chefes dos executivos estaduais da região amazônica que pretendem propor uma reforma econômica para ajudar a União a contornar as atuais dificuldades. A proposta também integra as ações do Movimento Brasil Competitivo, cujos representantes farão uma das palestras no fórum sobre o assunto.

Governadores do Amazonas, Amapá, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins assinarão, ao final do fórum, a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados durante os debates.

Amazonianarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.