Melo garante Corpo de Bombeiros com melhorias nos serviços em Manaus e interior

Aumento do efetivo
Aumento do efetivo
Aumento do efetivo

O “sangue novo” no Corpo de Bombeiros do Amazonas vai permitir avanços nos serviços em Manaus e no interior do Estado. A afirmação é do governador José Melo, que prestigiou na noite desta sexta-feira (25 de abril) o baile de formatura dos 269 novos soldados dos Bombeiros, inseridos na corporação por meio de concurso público.

Manaus e municípios do interior do Amazonas terão melhorias sensíveis nos serviços do Corpo de Bombeiros, neste ano, segundo o governador. Entre as novidades, está a criação do serviço de prevenção de acidentes em rodovias e o de resgate e transporte aéreo na Região Metropolitana de Manaus. “É um compromisso do nosso Governo com a segurança pública. Há dez anos não havia essa retroalimentação de novos servidores nos Bombeiros. Com isso, vamos melhorar muito os serviços em Manaus e no interior”, afirmou.

José Melo acompanhou a cerimônia ao lado do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Rocha, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Almir David.

Com o ingresso dos novos soldados, o Corpo de Bombeiros quebra um jejum de mais de uma década sem aumento no efetivo. Do total de soldados, 239 são homens e 30 mulheres. Com a chegada dos novos bombeiros, o Amazonas aumenta seu efetivo de 499 para 768 bombeiros militares, um crescimento de 53,9% no número de servidores do órgão no Estado. “Teremos uma efetividade maior com esse sangue novo que está entrando”, pontuou o governador.

Em Manaus, os novos Bombeiros serão inseridos na rotina de trabalho nos quarteis e vão reforçar os grupamentos especiais nas áreas de salvamento em mergulho, altura, resgate e busca na selva e atendimento pré-hospitalar. Em Tabatinga e Rio Preto da Eva, novos quarteis serão entregues pelo Governo do Estado e também vão ser beneficiados com a tropa de novos bombeiros.

Medalha para intelectuais de destaque – Na noite desta sexta-feira, o governador José Melo participou ainda da cerimônia de entrega da Medalha Péricles de Moraes, concedida pela Academia Amazonense de Letras a intelectuais de destaque nas áreas de artes, letras e mecenato. Os vencedores foram o artista plástico e dramaturgo Sérgio Cardoso (Artes), o poeta Alcides Werk, já falecido em 2003 (Letras), e na área do mecenato, a honraria foi entregue a Arquidiocese de Manaus, através do bispo Dom Mario Pascoaloto, pelo trabalho de recuperação de dependentes químicos realizado com a Fazenda Esperança.

Para o governador, além de reconhecer os trabalhos, a medalha concedida pelos imortais das letras do Amazonas é uma homenagem a contribuição e relevância sociocultural que as personalidades deram ao Estado. Criada em 2004, a medalha já foi entregue a 30 personalidades amazonenses.

“Homenagem a pessoas com notável saber e um lastro de trabalho voltado para a área tão nobre da nossa vida que é o apascentar da alma através das artes, das letras, das mais variadas manifestações culturais. Dentro desse diapasão, eles escolhem pessoas que preenchem esses requisitos e tem sido de uma felicidade muito grande justamente porque as pessoas contempladas têm realizado trabalhos importantes para o Amazonas”, disse o governador.

Foto – Alex Pazuello / Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.