Melo destaca parcerias para incentivar micro e pequenas empresas, na abertura da Feira do Empreendedor

Governador José Melo
Governador José Melo
Governador José Melo

Manaus – O governador do Amazonas, José Melo, participou na noite desta quinta-feira (24) da abertura da Feira do Empreendedor, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM), que acontece até as 27 de abril, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado III, zona leste. José Melo destacou a necessidade de ações coletivas, como a promovida pelo Sebrae, para o incentivo a micro e pequenas empresas.

“Hoje existe uma consciência coletiva de que os problemas do Amazonas são de todos nós e as soluções têm que ter esforço de todos. E um bom exemplo é esse aqui, onde, com certeza, vai haver uma repercussão altamente positiva, com a geração de novos empregos, novos negócios”, frisou o governador.

Participaram da cerimônia de abertura da Feira os secretários de Estado de Fazenda, Afonso Lobo, de Planejamento, Airton Claudino, Superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira, entre outras autoridades e representantes de entidades empresariais.

O governador ressaltou que a presença de instituições como a Agência de Fomentos do Amazonas (Afeam) é importante, pois amplia a oportunidade de acesso ao crédito aos micro e pequenos empresários. De acordo com ele, quem for a feira, terá acesso a novas formas e maneiras de melhorar o seu negócio, com aumento de lucros. “O nosso Governo está presente com a intenção de ser um facilitador e gerar oportunidades”, disse José Melo.

De acordo com dados da Sefaz, atualmente o Amazonas tem 30 mil pequenos e micro empresários e empreendedores individuais.

Segundo a Secretaria, um terço dos empregos do Estado é oriundo dos pequenos e micros negócios. O governador destacou que a base da economia são os pequenos e micro empresários, por isso a necessidade de investir nesse setor.

José Melo elogiou ainda o trabalho realizado pelo Sebrae no incentivo a novos negócios, aprimoramento dos processos das micro e pequenas empresas e afirmou que eventos como esse fazem falta para o Estado.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Antônio Silva, afirmou que a intenção é incorporar a Feira do Micro Empreendedor no calendário dos grandes eventos do setor em Manaus. A expectativa é que, nos três dias de evento, sejam fechados cerca de R$ 5 milhões em negócios a curto e longo prazo.

Participação – As tendências de negócios que vêm sendo articuladas pelo Governo do Estado, os serviços de orientação e legalização de firmas voltados para micro e pequenos empresários e as campanhas sistemáticas de capacitação de pessoal são os eixos da participação do Governo do Amazonas, na Feira do Empreendedor promovida pelo Sebrae. A programação da feira pode ser consultada no site:
www.feiradoempreendedoram.com.br/index.php/programacao.

Um dos destaques do Estado na Feira do Empreendedor é o Empresa Super Fácil, um portal de serviços online, implantado em fevereiro deste ano, sob a responsabilidade da Junta Comercial do Estado (Jucea) e Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan).

A redução no tempo de abertura de empresas, diminuição de custos sociais e econômicos e a eliminação da burocracia são alguns dos benefícios para os empreendedores locais com a implementação do programa Empresa Super Fácil. O Governo do Estado também vai apresentar o projeto do Polo Naval, Mineral e Logístico do Amazonas e as ações desenvolvidas pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para expandir a concessão de crédito para os investidores como as ações itinerantes nas cidades do interior e os aplicativos para acelerar a contratação de crédito.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) mostrarão os cursos técnicos e de especialização para empreendedores. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) apresentará, em parceria com a Samsung, o primeiro aplicativo para a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) em dispositivos tablet. Com o tema? Amazonas: Rios de Oportunidades, Frutos de Negócios? a Feira do Empreendedor traz a proposta de apresentar atrações e exposições distribuídas por? calhas? de rios, explorando a riqueza hídrica do Estado, remetendo às peculiaridades da região como estratégia de valorização da cultura e potencialidades de negócios locais.

Foto: Roberto Carlos/Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.