Melo destaca capacidade da Arena da Amazônia sediar grandes eventos esportivos

Estímulo ao futebol local
Estímulo ao futebol local
Estímulo ao futebol local

Manaus – Durante o jogo entre Nacional e Corinthians, realizado na noite desta quarta-feira, 30 de abril, o governador do Amazonas, José Melo, destacou a capacidade da Arena da Amazônia de receber eventos esportivos de grande porte. “Independente do resultado do jogo, o importante é que a Arena está demonstrando que, além de bela, pode sediar grandes partidas e estimular o futebol local”, comentou José Melo. A partida teve um público de 35 mil pagantes, e a renda foi de R$ 1,970 milhão.

O governador destacou que a Arena da Amazônia juntamente com o Centro de Convenções do Amazonas (CCA), que foi construído ao lado do estádio, e mais o Sambódromo e a Vila Olímpica de Manaus formam um complexo atrativo para outros grandes eventos o Estado. “A expectativa é que isso aconteça a partir da Copa do Mundo, e a capital do Amazonas já está dotada desse mecanismo para sediar outros eventos importantes”, disse.

José Melo disse que Manaus já está pronta receber os turistas que virão para assistir aos jogos do Mundial na cidade. Ele lembrou que na última terça-feira, 29, o Governo do Estado lançou, em parceria com a Prefeitura de Manaus e o Ministério do Turismo, a Sinalização Turística da Cidade, que é constituída de placas e totens em português, inglês, espanhol e em Braile com orientações sobre ruas, avenidas, logradouros públicos e prédios históricos para facilitar a circulação de turistas nacionais e estrangeiros.

Plano integrado de segurança – Como o evento serviu como teste para a Copa do Mundo, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) executou um plano integrado de segurança, que contou com um total de 1.500 servidores do Governo do Estado e de órgãos municipais e federais, que atuaram dentro e no entorno da Arena da Amazônia. Esta foi a quinta vez que o plano integrado de segurança foi posto em ação pela SSP-AM.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, explicou que, assim como nos quatro eventos anteriores, representantes de aproximadamente 30 órgãos participaram de toda a operação a partir dos centros integrados de Comando e Controle Regional (CICC-R), na sede do Ciops, no Aleixo, e Local (CICC-L), instalado no estádio.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Almir David, disse que o evento transcorreu de forma tranquila e que o isolamento no entorno do estádio possibilitou que não houvesse tumulto na chegada dos torcedores. Ele destacou que mais uma vez o plano integrado de segurança pública foi executado com sucesso e que o imageador aéreo, um equipamento de alta tecnologia para gravação e transmissão de vídeo em tempo real que foi instalado em um dos helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), auxiliou, principalmente na questão do trânsito. “Um diferencial desse sistema de monitoramento de câmera pros demais é que, nas partes escuras, ele consegue captar imagens pelo calor”, explicou.

Esta foi a primeira vez que o imageador aéreo foi utilizado. O secretário-executivo de Grandes Eventos da SSP-AM, coronel Dan Câmara, disse que o equipamento faz parte do investimento do Governo Federal visando os jogos da Copa do Mundo em Manaus. Dan Câmara informou que, dentro da Arena da Amazônia, a segurança foi feita por 500 agentes de segurança privada, chamados de “stewards”, mas também por um grupo de policiais especializados para dar pronta-resposta nos casos de brigas e tumultos entre os torcedores.

Órgãos – Da operação integrada de segurança participaram a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Corpo de Bombeiros, a Corregedoria Geral, a Secretaria Executiva de Inteligência (Seai), a Secretaria Executiva de Grandes Eventos (Seasge), o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Dvisa-Semsa), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), entre outros.

Foto: Alex Pazuello/Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.