Maués, AM – Com a marca de 51 mil atendimentos realizados em seis meses em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outras 24 mil pessoas atendidas no único hospital do município, a população de Maués (a 253 Km de Manaus) comemora a reativação do sistema de saúde do município, que se encontrava em janeiro sem medicamentos, profissionais e apenas um médico para atender a demanda superior a 62 mil habitantes.
Sem condições de realizar um simples exame de ultrassonografia no início do ano, a Terra do Guaraná também atingiu a marca de 230 cirurgias de pequena e média complexidade e 600 partos realizados até o mês passado.
“No início do ano, não havia sequer exames pré-natal. As gestantes tinham que viajar para outros municípios ou para a capital para descobrir se teriam uma menina ou menino. O mesmo valia para quem precisasse de um simples Raio-X”, destacou o prefeito Junior Leite.
Os dados fazem parte do levantamento realizado pela Prefeitura da Terra do Guaraná e apresentado no início desta semana, no qual também se destacam as 23 mil consultas de enfermagem, visitas domiciliares, acompanhamento de crianças de zero a cinco anos e planejamento familiar, entre outras ações.
De acordo com Junior Leite, a primeira fase de recuperação do sistema municipal de saúde visava a contratação imediata de médicos e outros profissionais como enfermeiros e nutricionistas, além da aquisição de medicamentos. A partir do segundo semestre, a meta é recuperar a estrutura física de todas as unidades, como a recém-inaugurada UBS do bairro Santa Luzia, o mais populoso da sede.
Ainda neste mês, a prefeitura realizará a entrega de 70 novas bicicletas para os agentes de saúde da sede e 81 motores de rabeta para os agentes que atuam na zona rural. Os equipamentos vão facilitar o deslocamento e agilidade nas visitas domiciliares, atingindo todos os 60 mil habitantes do município.
AmazonianaredeAssessoria