Mário Diogo de Melo recebe medalha Ruy Araújo na Aleam

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – O poeta, escritor e ex-deputado estadual Mário Diogo de Melo foi homenageado com a entregada da “Medalha Ruy Araújo” pelos seus cem anos de vida durante sessão solene ocorrida, hoje, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento seguiu uma indicação do deputado Adjuto Afonso (PP) e foi presidida pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD).

Em seu discurso, Adjuto Afonso ressaltou a importância da homenagem em virtude de Mário Diogo ser uma memória viva da política amazonense, além de ser um dos poucos parlamentares da época ainda vivo e ativo. “Mário Diogo sempre foi uma pessoa ética e um exemplo de homem público. Ele merece todo nosso reconhecimento, principalmente, por ter contribuído para a história política de nosso Estado”, defendeu.

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Moutinho, disse que fez questão de comparecer a homenagem por ter conhecido o poeta e ter iniciado sua magistratura da comarca de Boca do Acre, na década de 70. “Não podia deixar de prestar minha homenagem a este homem que ajudou a escrever a história do Amazonas e, ainda, continua lúcido e de voz ativa”, declarou.

Marivaldo Melo, filho do homenageado e que falou em nome da família, afirmou que a homenagem foi o melhor presente que o pai poderia ganhar: a “Medalha Ruy Araújo”. “A política para meu pai é como o sangue que corre em nossas veias. É como o amor que brota em nós. Ele nos ensinou muito, principalmente, que devemos ser éticos e obedecer as regras. Não há receita para seus cem anos de vida, mas meu pai não tem rancor. É uma pessoa positiva, mesmo diante das dificuldades e acreditar sempre que o mundo pode ser melhor”, destacou.

Mário Diogo é natural de Boca do Acre e completará 100 anos na próxima sexta-feira (15). Além de poeta e escritor, Mário Diogo foi deputado estadual no Amazonas durante a 3ª e 4ª Legislatura, de 1955 a 1962, prefeito de Boca do Acre, além de ter exercido outros cargos públicos.

Além da família e amigos, participaram da solenidade o senador do Acre, Sérgio de Oliveira Cunha (Petecão-PSD); o vereador José Mário Frota (PSDB), representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora Nadir Magalhães presidente da Câmara Municipal de Boca do Acre; Arlindo Augusto Porto, ex-deputado na 3ª, 4ª e 5ª Legislaturas; professor Euler Ribeiro, diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI/UEA).

Texto – Auriane Carvalho

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.