Margaridas ou Marionetes?

Margaridas, Marionet4s, apoio, Governo

Osny Araújo*

A indagação faz sentido e foi feita por um leitor do Portal, que encaminhou a pergunta e achei pertinente. As mulheres, que de quatro em quatro anos se deslocam de variados e distantes pontos o País, viajando com sacrifício à Brasília para a manifestação batizada de Marcha das Margaridas, em busca de direitos que ainda são negados às mulheres brasileiras, este ano, parece que movimento, justo e simpático, perdeu rumo e entrou na contramão da sua própria história.

Ao invés das mulheres em marcha na capital federal dedicarem à manifestação defesa das suas reivindicações, a mulherada da Marcha das Margaridas, partiu também para uma manifestação político-partidária, em defesa do PT e do desacreditado e contestado Governo Dilma. Pelo menos, foi isso que aconteceu no lançamento do marcha nesta terça-feira, em Brasília.

Entendo que num país democrático como o nosso, as manifestações, são livres como é livre apoiar o criticar, mas existem coisas, que precisam ter pelo menos um pouco de coerência. E sinceramente, não é nada coerente, analisando maneira como a sociedade está vendo o governo, considerando pela maioria da sociedade, de acordo com as pesquisas, como incapaz, arrogante e desacreditado, tentando levar o povo na conversa, com mentiras e pedaladas, que estão deixando o Brasil numa situação socioeconômica muito difícil e essa manifestação a favor desse governo na Marcha das Margaridas, certamente não está sendo bem vista pela sociedade, que está com este governo entalado na garganta.

É fato também, que a Macha das Margaridas, é composta, principalmente, por mulheres camponesas e sofridas das lides nos campos e assentamentos do INCRA e na grande maioria cliente das bolsas do Governo, que por sinal, com uma pequena diferença de votos, garantiram a reeleição da presidente de Dilma.

Talvez, que esse apoio em hora erra ao Governo seja um ato de gratidão e agradecimento das mulheres bolsistas, que com muita dificuldade chegaram a Brasília para essa manifestação de luta para as conquistas e sonhos das muler4s brasileiras.

Este ano, a Marcha, das Margaridas, além do apoio ao Governo Dilma, fora de hora, tem como meta principal, reivindicar o combate à pobreza o fim da violência cona a mulher, que ainda é grande no Brasil, embora nos últimos anos tenha havido uma razoável evolução, mas, ainda falta muito mais para se chegar a uma estatística considerada normal.

De acordo como dados extraoficiais, mais de 50 mil mulheres, de todo o país, com destaque para o Nordeste, participam da marcha na capital federal, sonhando com melhores dias. Com relação a manifestação de apoio ao Governo, estamos torcendo e sonhando para que o Brasil, não sabemos como ainda, reencontre o caminho da estabilidade e do crescimento socioeconômico. Como tem muita gente ainda acredita em milagre, torcemos para que isso aconteça logo e o Brasil volte aos trilhos, sem falácias, pedaladas e questiúnculas políticas. O Brasil e os brasileiros são maiores que tudo isso.

*Osny Arújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br/amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.