Manejo da arborização beneficia 115 árvores no Igarapé do Franco, na Compensa

Manaus – As secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp) mantêm em andamento o trabalho de manutenção e limpeza das margens do Igarapé do Franco, no bairro da Compensa, ao longo da Avenida Brasil, na Zona Oeste.

Até o último sábado, 27, 115 árvores já haviam sido submetidas a procedimentos de poda de levantamento de copa, retirada de erva-de-passarinho e corte de indivíduos mortos.

De acordo com o diretor de Arborização e Paisagismo, Heitor Liberato, a avaliação da arborização, precedendo as ações de manejo, são importantes porque reduzem riscos de queda e permitem que a área receba o tratamento adequado. Segundo ele, o procedimento vai depender do tipo de solo e do estado de manutenção das margens.

“O igarapé do Passarinho, por exemplo, tem a realidade bem diferente do Igarapé do Franco. O primeiro tem um trabalho de contenção de talude feito com a construção de um muro de arrimo. Já o segundo, possui um talude bastante acentuado que precisa não só da arborização como dos arbustos e espécies herbáceas para se manter seguro”, explicou Heitor.

O diretor lembra ainda que nas vias públicas arborizadas, o trabalho de avaliação prévia surte um efeito positivo por conta também da redução do número de árvores que tombam durante os temporais registrados na cidade. Apenas oito cortes de indivíduos arbóreos mortos foram necessários.

Além da limpeza, os técnicos da Semmas estão realizando também o trabalho de análise de risco de queda e indicando para a Semulsp as árvores que devem ser manejadas. A Semmas também realiza o Projeto O Semmas na Comunidade, destinado à sensibilização dos moradores e comerciantes do entorno da área do igarapé sobre destinação correta dos resíduos.

Quem quiser solicitar podas pode ligar para a Linha Verde da Semmas, que funciona no número 08000 92 2000

Texto – Júlio Pedrosa
Ascom – Semmas

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.