Manaus terá programação histórica na celebração dos seus 348 anos

Manaus terá programação histórica na celebração dos seus 348 anos, no dia 24, feriado municipal

Manaus, AM – No ano em que se comemora 348 anos do aniversário de Manaus, três momentos representativos para a cultura da cidade marcam a história dos festejos oficiais: as duas décadas de Boi Manaus; o protagonismo dos moradores do entorno do Paço da Liberdade como tema de exposição fotográfica no Museu da Cidade; e a integração da cena alternativa com drag queens e travestis na programação oficial do aniversário da cidade.

Nos dias 23 e 24/10, todo o ritmo e emoção das toadas que marcaram os 20 anos do gingado que representa a capital do Norte invadirão o Complexo Turístico da Ponta Negra em mais 19 de horas de boi bumbá e 32 atrações, no trio elétrico e no palco do anfiteatro.

No dia 23, a abertura será às 17h30, no palco do anfiteatro, com os grupos de dança Kamayurá e Kuarup. Às 19h sai o primeiro trio, que percorrerá o trecho da avenida Coronel Teixeira, entre a rotatória do Tropical Hotel e as quadras de areia do Complexo Turístico da Ponta Negra, totalizando 700 metros.

Participam da festa artistas como Israel Paulain, David Assayag e a Marujada do Boi Caprichoso, Sebastião Junior, Leonardo Castelo, Renato Freitas, Márcia Siqueira, Prince do Boi, P.A. Chaves, Klinger Araújo, Tony Medeiros e a Batucada do Boi Garantido, Edilson Santana, Carlos Batata e Júnior Paulain, Carlinhos do Boi, além dos grupos Carrapicho e Canto da Mata, entre outros.

O Teatro Amazonas foi construído no auge do ciclo da borracha em 1882, e inaugurado em 1896. É o principal monumento artístoco culturas do estado do Amazonas.

Os bumbás de Manaus, Corre Campo, Brilhante e Garanhão, encerrarão o primeiro dia das comemorações no Complexo Turístico da Ponta Negra, no palco do anfiteatro, a partir das 2h20, quando se encerram as apresentações nos trios.

No dia 24, a festa inicia mais cedo, às 15h30, com o trio comandado pelas vozes femininas do boi, Mara Lima e Márcia Siqueira, encerrando às 22h50, com Leonardo Castelo e Batucada. A programação completa pode ser conferida em vivamanaus.com/boimanaus2017.

Espetáculo

Também nos dias 23 e 24, o palco do Les Artistes Café Teatro, na avenida 7 de Setembro, Centro Histórico, recebe, pela primeira vez, drag queens e travestis da cena local em apresentação comemorativa ao aniversário da cidade. Eles integrarão o espetáculo “Rival Rebolado”, que traz no elenco a atriz Leandra Leal, em quatro sessões gratuitas: às 19h e 23h, no domingo, e às 17h e 21h, na segunda-feira.

Ponta Negra

Mais da metade dos ingressos já foram adquiridos nesta quinta-feira, 19, por meio de reserva online disponibilizada no site vivamanaus.com. A outra metade será destinada às pessoas que chegarem ao local com antecedência, por ordem de chegada.

Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade também estará na rota das comemorações. Celebrando os 348 anos de Manaus estão em cartaz as exposições “Monumentalidade”, que reúne obras do artista plástico amazonense Moacir Andrade; “Noites Sem Fim”, que reúne obras em quadrinhos dos artistas do House 137 Studio; e a exposição “Memórias do Centro Histórico”, com fotografias e um minidocumentário com depoimentos de moradores do Centro Histórico.

A exposição nasceu a partir do registro fotográfico dos depoimentos de moradores do entorno do Paço da Liberdade, que contaram a história do Centro Histórico por meio de suas experiências pessoais. O documentário, que também ficará em exibição, foi apresentado durante a programação da 11ª Primavera dos Museus, realizada no mês de setembro. As fotos são assinadas pela fotógrafa da Manauscult, Ingrid Anne Freire.

“Monumentalidade” e “Memórias do Centro Histórico” são exposições promovidas pela Manauscult e têm como curador o artista Óscar Ramos. Moacir Andrade foi um dos artistas mais expressivos da Amazônia e com trabalhos reconhecidos internacionalmente. Com uma carreira consolidada, o artista teve mais de 10 mil telas pintadas em mais de 70 países. Andrade faleceu em julho de 2016, aos 89 anos. “Monumentalidade” reúne alguns de seus principais quadros.

A cidade de Manaus é banhada pelo caudaloso Rio Negro

“Noites Sem Fim” conta com obras de diferentes artistas, nacionais e internacionais, em referência à primeira revista da série “The Midnight Witch”, lançada pelo House 137 Studio. A exposição ficará em cartaz até o dia 8 de novembro, com entrada gratuita. Ao todo, 48 obras estão expostas no hall do Paço da Liberdade. Nesta nova exposição, assinam os desenhos artistas italianos como Mirka Andolfo, Vicenzo Cuca e Maria Cristina Frederico, além de artistas amazonenses com renome internacional, como Paulo Teles Yonami, Rafael Sá, Manuel Braga, entre outros.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.