Manaus terá mais dois Centros de Atenção Psicossocial

(Foto: Ascom)

Manaus terá dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que deverão ser inaugurados no bairro São Francisco, Zona Sul, e no bairro Campos Elíseos, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A previsão é de que até o fim do primeiro semestre deste ano dois novos CAPS estejam funcionando na capital.

Os CAPS realizam o atendimento de pacientes com transtornos graves e moderados. Pacientes com problemas de saúde como esquizofrenia, depressão, ansiedade crônica, transtorno bipolar e de humor, autismo, déficit de atenção ou hiperatividade são atendidos pelas equipes dos CAPS. Atualmente há dois em funcionamento. Um na Avenida Borba, Cachoeirinha, Zona Sul, e outro no Conjunto Acariquara, no Coroado, Zona Leste.

Segundo a Semsa, para ser atendido, o usuário pode se dirigir diretamente ao Centro ou ser encaminhado por uma Unidade de Saúde. São realizadas terapias individuais ou em grupo, de acordo com o diagnóstico de cada paciente.

Atendimento

A Semsa oferece atendimento para pessoas autistas por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), localizado na Zona Leste. O CAPSi também é direcionado para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, ou com histórico de uso de álcool e outras drogas. O CAPSi atende atualmente 700 crianças e adolescentes cadastrados.

O quadro de profissionais inclui médico, assistente social, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, enfermeiro, educador físico e farmacêutico. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.