Manaus também celebra o dia da padroeira do Brasil

Igreja de N. S. Aparecida, bairro de Aparecida, Manaus

 

Imagem deve chegrar a Manaus no dia 15, segundo Arquidiocese (Foto: Divulgação/ Pascom)
Imagem deve chegrar a Manaus no dia 15, segundo
Arquidiocese (Foto: Divulgação/ Pascom)

Manaus, AM – A comunidade católica do Amazonas, comemora  com muita fé, emoção e entusiasmo, o dia consagrado a Nossa Senhora de Aparecida, Padroeira, do Brasil, que tem uma tradicional igreja no bairro de Aparecida, na capital.

Os católicos de celebram neste 12 de outubro os 299 anos de aparição de Nossa Senhora Aparecida. Em Manaus, a programação religiosa começou com novenas realizadas entre os dias 3 e 11 de outubro e encerra no dia 15 com missa.

Nesta quarta-feira (12), as atividades iniciam às 5h com uma carreata e terminam às 18h com missa campal presidida pelo bispo auxiliar, Dom José Albuquerque. “O Rosto Misericordioso de Maria” é o tema da festa deste ano.

A imagem de Nossa Senhora está em peregrinação por todo o país e, no Amazonas, os católicos acompanham a atividade desde o mês de setembro de 2015, percorrendo comunidades ribeirinhas, zonas rurais e paróquias da Arquidiocese de Manaus.

Após passar por vários municípios, como Manacapuru, a imagem será trazida para a capital no dia 15 para a celebração da missa jubilar dos 300 anos de Aparecida, presidida pelo arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, às 17 horas.

“Ela [a imagem] está em Manacapuru desde o último sábado para cumprir a última etapa de visitas no interior. Com muitas pregações, procissões e novenário. Uma verdadeira festa na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré na cidade. Convidamos você e sua família para participarem desses dias de oração e festa que marcam o Jubileu de 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a ser comemorado em 2017”, finalizou o pároco.

História

Igreja de N. S. Aparecida, bairro de Aparecida, Manaus
Igreja de N. S. Aparecida, bairro de Aparecida, Manaus

A imagem foi encontrada em 1717 pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves nas águas do rio Paraíba, próximo do Porto de Itaguaçu, na Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Os três estavam há dias sem pescar e com a missão de levar peixe para a festa de recepção do famoso Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, governante da capitania da cidade de São Paulo e de Minas de Ouro na época, que estava de passagem pela cidade.

Esperançosos, eles fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que voltassem fartos de peixes para a festança. Quando estavam quase desistindo da pescaria, João Alves arremessou a rede novamente e fisgou uma parte do corpo da imagem escura de Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, lançou a rede pela segunda vez e encontrou a cabeça da imagem. As redes enchiam-se de peixes o que os deixou preocupados com o perigo do barco virar e perder todos os peixes apanhados.

No dia 12 de outubro é comemorado nacionalmente o dia de Nossa Senhora Aparecida. Data estipulada desde o ano de 1980, com a consagração da Basílica pelo Papa João Paulo II. A Basílica aloja até 45 mil fieis e é o quarto maior santuário mais visitado em todo o mundo.Confira a programação:

Dia 12 de outubro

5h30 – Carreata com a imagem de Nsa. Sra. Aparecida
6h30 – Café comunitário partilhado
8h – Missa solene de Nossa Sra. Aparecida
12h – Terço Mariano
14h – Ofício de Nossa Senhora
16h – Acolhida e Oração dos Devotos
17h – Procissão
18h – Missa Campal de Encerramento presidida pelo bispo auxiliar, Dom José Albuquerque

Dias 13 e 14 de outubro

18h30 Tríduo dos 300 anos e 1° Festival de Música Católica do Santuário de Aparecida

Dia 15 de outubro

17h –  Missa dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida presidida pelo arcebispo Metropolitano de Manaus, por Dom Sérgio Castriani.

 

Amazonianarede-Rede Amazonica

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.