Manaus sedia I Seminário de Formação da Rede Norte do Programa Saberes Indígenas na Escola

Manaus sedia Seminário
Manaus sedia Seminário do Programa Rede Norte, Saberes 

Indígenas. Seguem outros fotos do evento

Manaus, AM – A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) sedia I Seminário de Formação da Rede Norte do Programa Saberes Indígenas na Escola. O objetivo do evento é capacitar os professores indígenas que atuam na educação básica e promover a troca de experiências no que diz respeito à elaboração de novas metodologias para letramento e elaboração de material didático específico e diferenciado

O seminário começou na última segunda-feira (12) e se estende até a próxima quinta-feira, 15 de dezembro, no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), localizado na avenida Waldomiro Lustoza, no bairro Japiim, no prédio anexo da SEDUC.

A solenidade contou com a participação da diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Roberta Prestes; do representante do Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya), Silvio Cavuscens; do representante do Conselho Indigenista Missionário, Francisco Loebens; do coordenador Adjunto do Programa Saberes Indígenas na Escola, Washington Carlos Mendonça; do representante do Ifam, Dinorah Cordeiro; do representante do Centro de Mídias da Seduc, Haroldo Maia; do gerente de Educação Escolar Indígena, Alcilei Vale Neto e Rossini Maduro, também da gerência escolar indígena.

O programa Saberes Indígenas na Escola é coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) por meio do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e do Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação (Faced) e têm como parcerias a Seduc,  Secretaria Municipal de Educação (Semed),  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), entre outras entidades.

O seminário contou com a participação de professores indígenas, formadores, orientadores de estudo e coordenadores de ação do programa Saberes Indígenas na Escola dos municípios de Anamã, Manacapuru, Beruri, Iranduba, Careiro da Várzea, Borba, Maraã, Manaquiri, Alvarães, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro.

A formação, segundo uma das formadoras do Programa Saberes Indígenas na Escola pela Ufam, Rosenilda Rodrigues de Freitas, é um momento importante para a troca de experiências das práticas pedagógicas entre os profissionais que atuam no programa.

Esse seminário tem o objetivo de qualificar a equipe técnica que atua nas áreas indígenas onde o programa está sendo executado, além disso a proposta é promover a troca de experiências das práticas pedagógicas já desenvolvidas durante os módulos das turmas que já foram concluídas. A importância maior desse programa é trabalhar a educação diferenciada a partir da base, que é a alfabetização, utilizando materiais didáticos bilíngues específicos”, explicou Rosenilda Rodrigues.

Programação

A abertura do seminário teve a palestra magna “Educação Escolar Indígena no Brasil”, ministrada pela professora doutoranda da Ufam, Elciclei Faria.

Nesta terça-feira (13), o evento será marcado pela oficina temática sobre letramento “Diferença entre a alfabetização e letramento na atualidade e a prática pedagógica no contexto indígena”.

Concluindo as atividades do seminário, os participantes participarão de uma oficina sobre elaboração de material didático, ministrada pela professora Doutora Maria do Socorro Pimentel, da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de uma apresentação cultural dos grupos Djuena Tikuna e Kuia e Wautimacu.

Conselho Escolar Indígena

 Paralelamente ao seminário, a Seduc sedia ainda a reunião ordinária e eletiva do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas 2016, que acontecerá até esta quarta-feira, 14 de dezembro.

O objetivo da reunião, segundo o gerente de Educação Escolar Indígena da Seduc e presidente do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas, Alcilei Vale Neto, é dar posse ao novo colegiado; conduzir o processo eleitoral para presidente e vice (biênio 2016/2018); discutir a Conjuntura Nacional e Estadual da Política da Educação Escolar Indígena; e realizar o planejamento para fins de participação na II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena.

 

Amazonianarede

 

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