Manaus recebe final do Circuito Banco do Brasil de Vôlei

volei-de-praia-ponta-negra-3Manaus recebe neste final de semana a final da temporada 2016 do Circuito Banco do Brasil de Vôlei Sub-19. Os jogos ocorrem a partir desta sexta-feira, dia 28, com o qualifying, e sábado e domingo, 29 e 30, acontecem as decisões. A terceira e última etapa na capital amazonense inicia sempre às 8h, na Ponta Negra, e recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O Circuito, prestes a encerrar, está acirrado e com o título indefinido nos dois naipes. O torneio masculino é o que tem a disputa mais embolada. O Paraná lidera com 380 pontos, tendo vencido a primeira etapa e ficado com a prata na segunda. A Paraíba tem apenas 20 pontos a menos – 360 – e precisa ficar uma posição acima dos paranaenses e no máximo uma atrás do Rio para levar o título. Também com chances aparece o Rio de Janeiro, que soma 340 pontos e precisa ficar duas posições acima dos outros dois estados.

volei-de-praia-ponta-negra-1No naipe feminino, o Rio de Janeiro depende apenas de si e lidera com 400 pontos, tendo vencido as duas primeiras etapas. O Rio Grande do Norte aparece na segunda colocação, com 340 pontos. O estado nordestino precisa ficar três posições acima das cariocas para ficar com o troféu da temporada. O Ceará, em terceiro lugar com 280 pontos, não possui chance de título.

Disputas

O primeiro dia de competições, na sexta-feira, é válido pelo qualificatório. No segundo dia são realizados jogos da fase de grupos e quartas de final. O domingo fica reservado para semifinais e disputas por medalhas.

volei-de-praia-ponta-negra-2O Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas formada pela mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.

“Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das três etapas. O atual modelo foi criado em 2013 visando identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada”, explicou o presidente da Federação Amazonense de Vôlei (FAV), Tadeu Picanço.

volei-de-praia-ponta-negra-4Ainda segundo Picanço, Manaus se consolida mais uma vez na rota dos grandes circuitos da modalidade. “Estamos recebendo o Circuito Banco do Brasil de Vôlei, que é importantíssimo, e em breve, dia 11 de novembro, teremos a Superliga Feminina aqui. Há previsão de importantes competições para o ano que vem e nossa Cidade mostra, assim, sua força perante o vôlei”, destacou ele.

Naipes

No naipe masculino, 13 times se classificam à fase de grupos diretamente pela posição no ranking de entradas. São eles André/Matheus (SE), Gelson/Marlon (SC), Marcos/Alysson (CE), Luis/Neto (MG), Lucca/Renan (RS), Gean/Kécio (RN), Gabriel Cândido/William Bruno (RJ), Kéo/Bruno (MA), Rafael/Renato (PB), João/Eric (BA), Patrick/Lipe (PR), Matheus Santos/Matheuzinho (ES) e Lucas/João Vitor (AM). Outras dez duplas lutam pelas últimas três vagas no torneio qualificatório, nesta sexta-feira.

Entre as mulheres, os 13 times já garantidos são Karol/Fran (SE), Juliana/Lidia (RO), Amanda/Talita (CE), Luana/Larissa (SC), Anna/Maria (MG), Carol/Bianca (PE), Gabriela/Luiza (RS), Milena/Kyce (RN), Vitoria/Giovanna (RJ), Isabela/Nathália (PB), Rafa/Anna (BA), Monique/Amanda (PR) e Duda/Luna (AM). Outras cinco duplas lutam por três vagas no qualifying.

Sexta e sábado o evento segue até às 22h e no domingo encerra às 20h. O Circuito recebe patrocínio oficial do Banco do Brasil.

amazonianarede-sejel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.