Mais de 800 vias das zonas Norte e Leste recebem serviços de infraestrutura

Obras da PMM nas zonas Leste e Norte
Obras da PMM nas zonas Leste e Norte
Obras da PMM nas zonas Leste e Norte

Manaus – A Prefeitura de Manaus levou nestes primeiros 40 dias do ano serviços de infraestrutura para mais de 800 ruas da zonas Norte e Leste da cidade. Destas, 431 estão concluídas, após receberem operação tapa-buraco, drenagem profunda, terraplenagem, recapeamento, serviços de meio-fio e sarjeta.

Mesmo em meio ao período de chuvas, outras 454 ruas estão sendo atendidas atualmente e devem ser concluídas nas próximas semanas.

Os trabalhos estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Dentro dos serviços, uma das maiores preocupações da prefeitura tem sido com a drenagem.

Tubulações de 0,40m, 0,60m e de 0,80m de diâmetro estão sendo colocadas nos bairros Cidade de Deus, Riacho Doce, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Novo Israel, Santa Etelvina, Gilberto Mestrinho, Coroado e Coroado III e na comunidade Campo Dourado.

A drenagem é essencial em áreas prejudicadas com os constantes alagamentos e empoçamento de água das chuvas. Com a execução do serviço, aumenta-se também a própria durabilidade da massa asfáltica.

No bairro Santa Etelvina, zona Norte, duas vias estavam com problemas de erosão e corriam o risco de desabamento: a rua Sete de Maio e São Raimundo, onde é realizado o serviço de drenagem profunda, com a colocação de novos tubos, alinhamento das aduelas, além da construção de uma nova contenção no rip-rap. As sarjetas também estão sendo trocadas. Os trabalhos deverão ser concluídos até o fim desta semana.

“Pelo menos duas vezes ao mês nós realizaremos uma ação integrada envolvendo os 15 distritos que estão espalhados em todas as zonas da cidade até que os serviços sejam totalmente concluídos. Com esse grande mutirão, com cerca de 500 homens, nós levaremos urbanização aos bairros que hoje sofrem com a falta de infraestrutura.

As obras avançam
As obras avançam

Muitos deles estão nas zonas Norte e Leste. O trabalho não é fácil e a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é que a secretaria esteja presente em todas as áreas da cidade”, afirmou o secretário da Seminf, Alexandre Morais.

O primeiro bairro a receber o mutirão de urbanização foi o Vale do Sinai, na zona Norte. Segundo moradores, há mais de cinco anos que a localidade não recebia ações de asfaltamento. Moradores e motoristas que trafegam pelo local destacaram a necessidade urgente dos reparos.

“Estava muito ruim a situação do bairro. Em algumas ruas, ônibus e viaturas da Polícia Militar, por exemplo, não passavam mais porque a quantidade de buracos impedia a passagem”, destacou o motorista Joel Nunes.

Para o segurança João Saraiva, morador da Rua 13 há 11 anos, o trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus é fundamental para o resgate da dignidade de todos os moradores, mas ele lembrou que é necessário que cada um faça a sua parte para que o bairro mantenha-se organizado.

Operários em ação
Operários em ação

“Os moradores não têm a preocupação de melhorar a frente das próprias casas. Cada um constrói a calçada de um jeito e a maioria nem isso faz, deixando o mato crescer na frente das casas. Não podemos só esperar pelo poder público. Temos que fazer a nossa parte também”, destacou o morador.

Já Ocimar Nascimento, proprietário de uma casa de materiais de construção, tem a visão de que o recapeamento da rua vai permitir o aumento de suas vendas. Segundo ele, muitos clientes desistiam de comprar com ele porque nem mesmo os caminhões caçamba conseguiam chegar até o comércio para carregar areia e tijolos.

“Faz pouco tempo que aluguei esse ponto e comecei a trabalhar. As vendas são fracas porque o cliente tem medo de vir até aqui e ficar com o carro atolado. Com essa ação, espero que as coisas mudem. Tanto que agora eu vou pintar a loja e organizar os materiais porque eu não posso ter a rua bonita e o comércio feio”, declarou o comerciante.

De acordo com a Seminf, mais de duas mil toneladas de asfalto foram utilizadas no bairro Vale do Sinai, além de 1.100 sacos de cimento. De acordo com o diretor do Departamento de Manutenção de Infraestrutura Urbana, José Roberto da Costa, as ações seguirão de forma ininterrupta até chegar a todos os bairros da capital.

“Nós montamos um grande cronograma com todas as ações que precisam ser realizadas. É um mapeamento completo que traça um verdadeiro raio-x da cidade. Com isso, é possível planejar o trabalho e remanejar as equipes quando necessário. Todas as nossas equipes estão trabalhando para levar a urbanização, asfaltamento e iluminação pública a todos os bairros da cidade”, finalizou José Roberto.

População admira os trabalhos
População admira os trabalhos

Ao todo, foram concluídas a urbanização de dez bairros da zona Norte: Novo Israel, Colônia Terra Nova, Colônia Santo Antônio, Santa Etelvina, Lagoa Azul, Nova Cidade, Monte das Oliveiras, Novo Aleixo, Cidade de Deus e Cidade Nova. Já na zona Leste, foram 11 bairros concluídos: Coroado, Zumbi dos Palmares, São José Operário, Armando Mendes, Tancredo Neves, Colônia Antônio Aleixo, Distrito Industrial, Gilberto Mestrinho, Puraquequara, Jorge Teixeira e Mauazinho. O próximo bairro a receber o mutirão da urbanização é o Grande Vitória, na zona Leste, no final deste mês.

 

Zona Leste

Bairros contemplados 11
Toneladas de asfalto usadas 2.607,39 t
Total de quilômetros 68
Buracos fechados 5.800
Área total de tapa-buraco 29.000 m²

 

Zona Norte

Bairros Contemplados 10
Toneladas de asfalto usadas 3.627,14 t
Total de quilômetros 96
Buracos fechados 8.000
Área total de tapa-buraco 40.000 m²

 

Amazonianarede-SemcomLeonardo Fierro

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.